Recorde as incidências da partida

O Botafogo viveu um autêntico pesadelo em Quito. A LDU impôs um forte ritmo ofensivo desde o início e praticamente não foi ameaçada pela equipa brasileira. Os vários erros do Alvinegro na saída para o ataque aumentaram a pressão dos equatorianos. Logo aos sete minutos, Alzugaray fez de pivô na área e assistiu Villamíl, que abriu o marcador.
O golo pouco alterou o rumo do jogo. Pelo contrário: a LDU animou-se e continuou a sufocar o Botafogo, sobretudo através de cruzamentos para a área. O inevitável aconteceu aos 15 minutos da segunda parte: Marlon Freitas cometeu grande penalidade ao desviar a bola com o braço; Alzugaray enganou John e converteu com segurança. No lance que originou o penálti do segundo golo, o árbitro assinalou, de forma equivocada, um pontapé de canto a favor da LDU.
A LDU dispôs de várias oportunidades para sentenciar a eliminatória depois do segundo golo, mas não as conseguiu concretizar. O Botafogo voltou a acreditar aos 38 minutos, quando Richard Mina foi expulso por uma entrada dura sobre Jeffinho.
O Glorioso lançou-se ao ataque e teve uma excelente ocasião aos 43 minutos: Vitinho apareceu livre na área após cruzamento de Barboza, mas rematou ao lado.

Com o fim do sonho do bicampeonato continental, o Botafogo concentra-se agora no Brasileirão e na Taça do Brasil. A equipa orientada por Davide Ancelotti volta a entrar em campo no domingo, frente ao Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Série A.