Recorde as incidências da partida

O golo decisivo aos 40 minutos da segunda parte premiou o melhor jogador em campo: Artur. Para além da assistência para o golo inaugural de Rwan Cruz, aos 42 minutos do primeiro tempo, o camisola 7 foi quem mais perigo levou à defesa argentina, criando várias oportunidades e assumindo-se como a principal ameaça.
Artur resolveu o encontro com um momento de pura inspiração. Lançado por Marlon Freitas, o extremo dominou com classe — aplicando uma "cueca" ao marcador — e, com frieza, bateu Mansilla para assinar um golaço, o seu primeiro nesta edição da Libertadores, e aliviar a tensão no Estádio Nilton Santos.
O Botafogo realizou uma exibição sólida até aos sete minutos da segunda parte, altura em que Igor Jesus aproveitou um erro de Mansilla e, de cabeça, aumentou a vantagem dos alvinegros. A equipa orientada por Renato Paiva empurrou o Estudiantes para o seu meio-campo, impondo-se com trocas de bola rápidas e movimentações constantes que desorientaram a defesa adversária.
A tranquilidade do Botafogo esfumou-se aos 15 minutos da segunda parte, quando o árbitro Juan Benítez assinalou grande penalidade por um toque leve no braço de Gregore, que estava em posição natural. Tiago Palacios não desperdiçou e reduziu a diferença, transformando o ambiente de festa no Estádio Nilton Santos em tensão.
O golo abalou o Botafogo, que perdeu fulgor ofensivo e acabou por ser castigado aos 33 minutos, com mais um golo de Palacios. O empate serviu de alerta para os alvinegros, que rapidamente voltaram a assumir o controlo e retomaram a vantagem.
O Botafogo mantém-se no 3.º lugar do grupo, com 9 pontos, mas basta-lhe uma vitória em casa, na última jornada, para garantir a qualificação para os oitavos de final da Taça Libertadores. A decisão será frente à líder Universidad de Chile, a 27 de maio, no Estádio Nilton Santos. O Estudiantes ocupa o segundo posto, à frente do Alvinegro graças à diferença de golos (4 contra 2).
Em clara subida de forma, o Botafogo somou a terceira vitória consecutiva pela primeira vez nesta temporada. A equipa orientada por Renato Paiva volta a entrar em campo no domingo (18), para o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, a contar para a 9.ª jornada do Brasileirão.