A eliminação precoce do Xeneize, obcecado em conquistar o seu sétimo título desde 2008 para se igualar ao compatriota Independiente como o maior vencedor do torneio, deixa o Timão sob os holofotes e com a obrigação de fazer valer o seu passado histórico na competição.
O Corinthians quer voltar a abraçar a elite do futebol sul-americano depois de várias frustrações desde que conquistou o seu único título da Libertadores, em 2012.
Comandado pelo argentino Ramón Díaz e liderado em campo pelo "10" neerlandês Memphis Depay, o clube paulista, que eliminou a Universidad Central da Venezuela (1-1 e 3-2) na segunda fase, vai encontrar na terceira fase o Barcelona do Equador, que derrotou o compatriota El Nacional (1-0 e 1-1).
"Temos de ser mais humildes. Ainda não somos a melhor equipa da América. O Corinthians é o maior clube da América, mas ainda não é o melhor", disse Depay após a partida difícil contra o UCV em São Paulo.
Os outros classificados
Depois da heróica vitória nos penáltis na La Bombonera, que selou a eliminação do Boca, o Alianza continuou a sua sólida campanha na Libertadores, que começou na primeira fase com um empate em Assunção contra o Nacional do Paraguai e uma vitória em Lima.
O próximo desafio da equipa treinada pelo argentino Néstor Gorosito será o Deportes Iquique, do Chile, que também passou dos oitavos-de-final após eliminar o Independiente Santa Fé, da Colômbia. Agora, com o rótulo de favorito, os azuis e brancos tentarão confirmar a boa fase e avançar para a fase de grupos.
O Cerro Porteño, um dos clubes com mais participações na história da Libertadores (46 participações), ainda persegue o sonho de chegar à sua primeira final. O Ciclón paraguaio mostrou a sua superioridade com uma vitória enfática por 7-1 no placar agregado sobre o Monagas, da Venezuela, para garantir a classificação.

Agora, na terceira fase, o desafio será contra o Melgar, do Peru, que também avançou com tranquilidade após vencer as duas partidas contra o Deportes Tolima, da Colômbia.
Outro duelo interessante será entre o Boston River, do Uruguai, e o Bahia, do Brasil.
Na sua segunda participação na Libertadores, a equipa uruguaia superou o Ñublense, do Chile, com uma vitória por 1-0 em Montevidéu e um empate 1-1 em Chillán. O Bahia, por sua vez, foi forte na altitude de 3.650 metros de La Paz, empatando com o The Strongest 1-1 e goleando em casa por 3-0 para garantir a classificação.
O sorteio da fase de grupos será realizado no dia 17 deste mês, segundo a Conmebol.
Calendário da terceira fase da Libertadores:
Em Iquique: Deportes Iquique (CHI) x Alianza Lima (PER)
Em Arequipa: Melgar (PER) x Cerro Porteno (PAR)
Em Guayaquil: Barcelona (ECU) x Corinthians (BRA)
Em Montevidéu: Boston River (URU) x Bahia (BRA)