Desde a sua última coroação em 2016, o Atlético Nacional está a tentar conquistar o seu terceiro título na competição de clubes mais prestigiada da América do Sul. A ambição foi reforçada com uma vitória por 3-0 sobre o Nacional, do Uruguai, na estreia do Grupo F, em Medellín, na quarta-feira.
O Verdolaga, treinado pelo argentino Javier Gandolfi, jogou um futebol direto e rápido contra a equipa uruguaia. No ataque, destacou-se o avançado Marino Hinestroza, de 22 anos, que abriu o placar com um golo que marcou o início da vitória.
"Começámos com o pé direito e ganhámos com um jogo totalmente superior ao do nosso adversário. Demos um grande passo em frente, mas este é um jogo longo e temos de ter calma, estar no eixo", disse Gandolfi à imprensa.
Os colombianos vão enfrentar o Inter em Porto Alegre, na quinta-feira, depois de o Colorado Gaúcho ter resgatado um empate 1-1 contra o Bahia, em Salvador, graças a um golo tardio do equatoriano Enner Valencia, o melhor marcador da história da sua seleção nacional, com 46 golos.
"O Inter mostrou que é uma equipa que se recusa a perder", disse o treinador Roger Machado, que procura o terceiro título de Libertadores do Inter, depois de vencer em 2006 e 2010.
Carabobo, uma tábua de salvação para o Botafogo?
A epidemia de maus resultados que assola o Botafogo esta temporada chegou à Taça Libertadores com uma inesperada derrota por 1-0 com a Universidad de Chile na estreia do Grupo A, em Santiago, na quarta-feira.
A derrota do atual campeão para a "U" vem na sequência de uma derrota por 2-0 na Recopa Sul-Americana-2025, contra o Racing da Argentina, campeão da Copa Sul-Americana-2024, em fevereiro passado, além da derrota na final da Supertaça do Brasil com o Flamengo e da eliminação no Campeonato Carioca.
O Carabobo, da Venezuela, que perdeu por 2-0 com o Estudiantes de La Plata, na terça-feira, parece ser a equipa mais fraca do grupo. Por isso, é urgente que o "Fogão" conquiste três pontos na terça-feira, no Rio de Janeiro, para não ficar na corda bamba.
Racing entra na luta
Palmeiras, River Plate e Flamengo, o trio de principais candidatos ao título de 2025, corresponderam às expectativas no início da fase de grupos, com vitórias difíceis que lhes permitirão encarar a segunda jornada em casa com mais confiança.
O Verdão venceu o Sporting Cristal por 3-2 em Lima e receberá o Cerro Porteño em São Paulo, pelo Grupo G, na quarta-feira. O River, por sua vez, venceu o Universitario por 1-0, também na capital peruana, e na terça-feira, pelo Grupo B, espera a visita do Barcelona do Equador, em Buenos Aires.
O Flamengo, por sua vez, não se ficou atrás diante do Deportivo Tachira (1-0) e, na quarta-feira, pelo Grupo C, espera a visita do pequeno Central Córdoba, da Argentina, no Maracanã.
O Racing Club pode estar entre os favoritos depois da vitória de 3-0 sobre o Fortaleza, no nordeste do Brasil.
O título da Taça Sul-Americana-2024 colocou a Academia de volta no radar do continente, estatuto que foi confirmado com a vitória sobre o Botafogo, na final da Recopa Sul-Americana-2025.
Na quinta-feira, o Racing recebe o Atlético Bucaramanga pelo Grupo E, uma oportunidade ideal para manter a boa fase diante dos seus apaixonados adeptos.