O Palmeiras defronta o Universitario, em Lima, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Libertadores. A equipa brasileira procura manter a invencibilidade fora de casa na competição desta época, enquanto os peruanos chegam num bom momento de forma.
Acompanhe as incidências da partida
Apesar dos recentes reveses no Brasileirão, a equipa paulista chega de uma campanha vitoriosa na fase de grupos da Libertadores, na qual somou um registo impecável de 18 pontos. O Verdão venceu todos os seis jogos, marcando 17 golos e sofrendo apenas quatro.
O Universitario, no entanto, não será um adversário fácil para o Palmeiras e procura travar a caminhada do tricampeão da Libertadores (1999, 2020 e 2021).
A equipa comandada pelo experiente técnico uruguaio Jorge Fossati garantiu a presença nos oitavos de final ao deixar pelo caminho os equatorianos Barcelona e Independiente del Valle na fase de grupos.
O encontro está marcado para o Estádio Monumental do Universitario, o mesmo que irá acolher a final da Taça Libertadores de 2025, a 29 de novembro.
Esse facto tornou-se um incentivo para a equipa anfitriã, que sonha disputar a final em casa. O jogo da segunda mão dos oitavos de final será realizado na próxima quinta-feira, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo.
O vencedor deste confronto enfrentará, nos quartos de final, quem sair por cima no duelo entre o argentino River Plate e o Libertad, do Paraguai.
Invictos há 2 anos
As estatísticas do Verdão mostram que a equipa está invicta na Libertadores desde 2023, tendo a última derrota ocorrido frente ao Bolívar, em La Paz. Nos últimos 28 jogos fora do Brasil na competição, somou 22 vitórias, cinco empates e apenas essa derrota para os bolivianos.
Nesta quinta-feira, o Palmeiras não poderá contar com Paulinho, Bruno Rodrigues e Vitor Figueiredo, mas terá à disposição os reforços Ramón Sosa e Khellven.
A formação paulista vem de uma vitória por 2-1 sobre o Ceará, no domingo, para o Brasileirão, competição na qual ocupa o terceiro lugar, a quatro pontos do líder Flamengo, mas com um jogo em atraso.
Técnico experiente
“Enfrentamos a equipa que tem sido a melhor da Taça Libertadores e uma candidata a vencê-la. Não subestimamos nem sobrestimamos. Com humildade, acreditamos nas nossas possibilidades e temos muita fé na nossa equipa”, disse Fossati aos jornalistas na terça-feira.
O experiente técnico uruguaio, de 72 anos, garantiu que “as estatísticas estão aí para serem quebradas. Eles estão invictos há seis jogos. Está na hora de acabar com isso”.
Fossati iniciou a carreira de treinador em 1993, ano em que o Verdão saía de uma seca de 17 anos sem títulos. O antigo treinador do Internacional soma três títulos internacionais: uma Taça Sul-Americana e uma Recopa com a LDU (2009), além da Liga dos Campeões Asiática com o Al-Sadd (2011).
Os peruanos esperam aproveitar a fase negativa que o Palmeiras atravessa desde a saída da sua jovem estrela Estevão para o Chelsea, em julho, após o Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
A equipa paulista foi eliminada há uma semana, nos oitavos de final da Taça do Brasil, pelo rival Corinthians, o que motivou protestos violentos por parte da sua claque, incluindo atos de vandalismo e pedidos de demissão do técnico português Abel Ferreira.
Já o Universitario vive um bom momento no campeonato local, tendo vencido o Torneio Abertura e ocupando atualmente uma das primeiras posições no Clausura. No sábado, derrotou o Sport Boys por 1-0.
Entre os seus principais jogadores estão Edison Flores, Anderson Santamaría, Andy Polo e Jairo Concha.