Mais

Libertadores: Palmeiras quer vingar-se do Cerro Porteño após caso de racismo

Palmeiras enfrenta Cerro Porteño novamente na Libertadores
Palmeiras enfrenta Cerro Porteño novamente na LibertadoresCesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras recebe o Cerro Porteño, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça Libertadores, no Grupo G, com um sentimento de vingança bem presente. Após um caso de racismo a envolver o jogador Luighi num encontro entre as equipas sub-20, a indignação tomou conta das manchetes e das redes sociais.

Siga as incidências da partida

Luighi, avançado do Verdão, foi alvo de insultos racistas, cuspidelas e gestos de adeptos do clube paraguaio a imitarem macacos, num jogo realizado a 6 de março, em Assunção, a contar para a Libertadores Sub-20.

As lágrimas do jovem brasileiro em direto na televisão após o encontro comoveram o mundo do futebol, enquanto as sanções impostas ao Cerro pela Conmebol foram consideradas brandas pelo Palmeiras, que exigiu a exclusão do adversário da competição. O clube paulista chegou mesmo a ameaçar recorrer à FIFA, exigindo punições mais severas e considerando abandonar a entidade sul-americana.

Em busca da liderança

O Palmeiras defronta o Ciclón num encontro em que Luighi, de 18 anos, deverá começar no banco de suplentes, mas poderá voltar a ter minutos em campo, tal como aconteceu na estreia frente ao Sporting Cristal, em Lima. Uma vitória colocará o Verdão isolado na liderança do grupo, já que ambas as equipas venceram na primeira jornada.

A formação orientada por Abel Ferreira chega motivada por duas vitórias consecutivas fora de casa — frente ao Sporting Cristal, na Libertadores, e ao Sport Recife, no Brasileirão. A pensar no confronto continental, Abel poupou vários titulares na última partida, como Estevão, Vitor Roque, Raphael Veiga, Aníbal Moreno e o capitão Gustavo Gómez — este último o único que não chegou a entrar em campo.

Todos deverão regressar ao onze inicial, assim como o colombiano Richard Ríos, autor do golo da vitória no Peru, que ficou de fora do jogo contra o Sport por lesão. Já a estreia da estrela Paulinho continua por acontecer, com o jogador ainda em recuperação. Mayke, Marcos Rocha, Mauricio e Bruno Rodrigues continuam igualmente de fora.

Cerro Porteño em crise

Do outro lado, os paraguaios chegam cientes do ambiente hostil que os espera. Além disso, enfrentam problemas internos: pouco antes da viagem a São Paulo, foi anunciado que o avançado argentino Sergio Araujo foi suspenso por razões disciplinares.

Araujo junta-se a Cecilio Domínguez, Francisco Da Costa e Matías Pérez, todos a recuperar de lesões. Juan Manuel Iturbe, que regressou de lesão frente ao Libertad, no Campeonato Paraguaio, poderá voltar ao onze inicial.

Apesar de terem vencido o Bolívar por 4-2 na estreia no Grupo G, El Ciclón atravessa uma fase irregular. A equipa do técnico argentino Diego Martínez perdeu no último sábado (5) por 1-0 frente ao Libertad, ficando já a 12 pontos da liderança após apenas 12 jornadas no campeonato local.

O jogo terá início às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, e será arbitrado pelo colombiano Andrés Rojas.

Últimas partidas do Cerro Porteño
Últimas partidas do Cerro PorteñoFlashscore

Onzes prováveis:

Palmeiras: Weverton - Micael, Gustavo Gomez, Fuchs - Estevão, Richard Rios, Aníbal Moreno, Joaquín Piquerez - Raphael Veiga, Vitor Roque e Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira

Cerro Porteño: Roberto Fernández - Alan Benitez, Gustavo Velázquez, Jorge Morel, Guillermo Benitez - Robert Piris, Gaston Gimenez, Wilder Viera - Juan Iturbe, Federico Carrizo e Jonathan Torres. Técnico: Diego Martínez