A renovação estava encaminhada e havia sido antecipada por Fábio Mello, empresário de Rafael, em entrevista ao Flashscore.
"A minha relação com o São Paulo é muito sólida. Isso permite tanto ao São Paulo quanto ao nosso lado aqui, eu e o Rafael, de entendermos que a extensão do contrato vai acontecer naturalmente", declarou o agente, na ocasião.
O empresário é ex-jogador e foi formado no São Paulo, onde atuou entre 1995 e 1999. Mello possui boa relação com o presidente tricolor, Julio Casares, e o coordenador técnico, Muricy Ramalho. A proximidade facilitou as negociações pela renovação de Rafael.
"O São Paulo é o projeto da minha vida, e por isso essa continuidade é muito especial. Estou muito feliz. Nós começamos muito bem esse projeto, com títulos, e espero que a gente possa continuar com a mesma fome de ganhar títulos", disse Rafael ao site oficial do São Paulo.
"Quero vivenciar isso cada dia mais, porque temos um caminho maravilhoso para conquistar mais coisas. Vou fazer o meu melhor para retribuir o carinho que recebo dos adeptos", acrescentou.
O vínculo anterior de Rafael com o São Paulo encerraria em 31 de dezembro de 2025. O guardião está no São Paulo desde 2023. Logo no seu primeiro ano no clube do Morumbi, conquistou a Taça do Brasil. A trajetória do título contou com atuações decisivas do atleta, eleito o melhor guarda-redes da competição.
Já de contrato renovado, Rafael e o São Paulo estreiam-se na Libertadores deste ano na próxima quarta contra o Talleres-ARG, fora de casa.
