Mais

Português Ricardo Pereira destaca afirmação de Jhon no Botafogo: "Pode ir à seleção"

John tem sido peça importante na boa campanha do Botafogo em 2024
John tem sido peça importante na boa campanha do Botafogo em 2024Vítor Silva/Botafogo
Durante cinco meses, o guarda-redes John, atualmente no Botafogo, trabalhou ao lado de Ricardo Pereira, treinador de guarda-redes português, no Valladolid. O período foi curto, mas intenso, sendo suficiente para que o português, atualmente no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, percebesse o talento que tinha à sua disposição no clube espanhol.

A parceria aconteceu no início da temporada 2023/2024, antes de John ser contratado pelo Botafogo, clube pelo qual tem dado importante dose de contribuição. As suas defesas foram importantes para fazer o Glorioso liderar o Brasileirão de forma isolada, estando perto de um título do Brasileirão que não surge há 29 anos. 

Além disso, a bem-sucedida campanha do Botafogo na temporada faz o clube estar na final da Libertadores, que acontece no próximo sábado, em Buenos Aires, contra o Atlético-MG.

"Foram apenas cinco meses, mas pude perceber que ele é um trabalhador incansável e obsessivo. O que ele faz hoje não me surpreende, é mérito dele e do Botafogo", comenta Ricardo, hoje no mundo árabe e com experiências em clubes como Benfica, Del Valle e Nottingham Forest. 

Ricardo tentou contribuir no desenvolvimento de John pelo futebol espanhol
Ricardo tentou contribuir no desenvolvimento de John pelo futebol espanholValladolid

Seleção à vista?

Ricardo tentou contribuir para fazer John desenvolver com as mãos e também com os pés, vendo no Botafogo a evolução que o faz ser um dos melhores da sua posição no território brasileiro. 

"Ele tem estado bem a fechar o espaço nas costas da defesa. Não é fácil jogar, muitas vezes, longe da baliza. Ele tem muitas qualidades que podem levá-lo à seleção", garante o treinador.

"Com 1,97m, é bom nas defesas por baixo, está sempre bem posicionado e tem sido assertivo nas tomadas de decisões, com boas leituras. Estou feliz por ele. O Botafogo tem os seus méritos por identificar o seu talento e deixar de lado um ou outro erro que cometeu na carreira", salienta. 

Ricardo vê méritos do Botafogo ao identificar potencial de John
Ricardo vê méritos do Botafogo ao identificar potencial de JohnValladolid