Mais

Taça Libertadores: Atlético Nacional inicia ambiciosa caminhada

Alfredo Morelos, avançado do Atlético Nacional
Alfredo Morelos, avançado do Atlético NacionalJaime SALDARRIAGA /
O Atlético Nacional, campeão do Torneio Clausura 2024 e da Taça da Colômbia, iniciará a sua jornada na competição contra o Nacional do Uruguai.

A Taça Libertadores tem sido uma dor de cabeça recente para os clubes colombianos. O melhor desempenho de equipas colombianas no torneio continental mais importante das Américas foi a campanha do Deportivo Pereira em 2023. A equipa "matecaña" chegou aos quartos de final na sua estreia na competição e saiu com honras, depois de perder para o Palmeiras de Abel Ferreira. 

Na terça-feira, foi a vez do Atlético Bucaramanga jogar primeiro, ao empatar em 3-3 com o Colo Colo e o Once Caldas numa partida emocionante. O "blanco blanco" de Manizales enfrentou o Fluminense, uma das equipas mais bem armadas do Brasil, e perdeu por 1-0 no Palogrande. Germán Ezequiel Cano, antigo avançado do Independiente Medellín e do Deportivo Pereira, marcou o único golo da partida.

Após os jogos de Bucaramanga e Once Caldas, o Atlético Nacional, bicampeão da Copa Libertadores, fará a sua estreia no torneio de 2024-2025. O Verdolaga enfrenta o Nacional do Uruguai, outro gigante do continente - venceu três Taças Libertadores (1971-1980 e 1988) e três Mundiais de Clubes (1971-1980 e 1980).

A partida será realizada no estádio Atanasio Girardot e será o primeiro teste para o técnico Javier Gandolfi, ex-treinador do gigante Independiente del Valle, do Equador.

O projeto de Gandolfi está apenas a começar e, até agora, vacilou um pouco no torneio local. Nos últimos cinco jogos, o Atlético Nacional tem duas vitórias (contra América de Cali e Deportes Tolima), uma derrota (contra o Atlético Bucaramanga) e dois empates (com Independiente Medellín e Envigado).

"Hoje tomei a decisão por este onze e, na minha opinião, durante grande parte do jogo, até ao penálti, e depois do penálti que não foi assinalado e que foi anulado, entrámos numa nuvem em que o adversário aproveitou e converteu. Na segunda parte tivemos o controlo da bola, criámos situações e o adversário voltou a bater-nos no momento certo. O resultado é negativo e vou dizer sempre a mesma coisa, o principal responsável quando a equipa perde sou eu", disse Gandolfi após a derrota com o Bucaramanga na última jornada da Liga.

Um grupo complicado

A experiência anterior, com Efraín Juárez no comando, permitiu que o Los Paisas refletisse sobre a sua tranquilidade no Campeonato Colombiano. Na Libertadores, sob outra perspetiva, os erros custam caro. Começar com uma vitória em casa seria uma tarefa fundamental. O Atlético Nacional também divide o grupo com Internacional e Bahia, dois clubes brasileiros com um bom jogo e trabalho tático.

Últimos jogos do Atlético Nacional
Últimos jogos do Atlético NacionalFlashscore