Mais

Taça Libertadores: Brasil domina final única e ameaça hegemonia argentina no torneio

Troféu da Copa Libertadores, a grande ambição de Atlético-MG e Botafogo
Troféu da Copa Libertadores, a grande ambição de Atlético-MG e BotafogoLibertadores/X/Reprodução

Atlético-MG e Botafogo decidem este sábado a Libertadores, o maior torneio de clubes da América do Sul. O domínio do futebol brasileiro na competição é notório nos últimos anos e confunde-se com a introdução da final única pela Conmebol. O formato passou a ser adotado em 2019 e, desde então, apenas clubes brasileiros sagraram-se campeões da América.

Siga a final da Libertadores no Flashscore

Com a decisão deste sábado entre Atlético-MG e Botafogo serão, portanto, seis finais únicas na história da Libertadores. Quatro com clubes brasileiros a disputar entre si o título mais importante do continente. 

2020: Palmeiras (campeão) e Santos (vice); 2021: Palmeiras (campeão) e Flamengo (vice); 2022: Flamengo (campeão) e Athletico-PR (vice) e 2024: Botafogo x Atlético-MG (a decidir). 

Para se ter ideia, antes de 2020, aconteceram apenas duas finais entre clubes brasileiros na história da Libertadores. A primeira foi em 2005, com o São Paulo a derrotar o Athletico-PR. No ano seguinte, em 2006, o Internacional sagrou-se campeão ao derrotar o São Paulo. 

Com a atual performance do futebol brasileiro de clubes, a hegemonia argentina na Libertadores está ameaçada. Ao término da disputa deste sábado, o Brasil terá 24 títulos na competição continental contra 25 dos argentinos, que não conquistam uma Libertadores desde 2018, quando River Plate e Boca Juniors decidiram a disputa internacional. 

Esta arrancada brasileira, a bem da verdade, começou em 2010 com o título do Internacional sobre o Chivas, do México. De lá para cá, o país conquistou 10 títulos, enquanto Argentina levantou o troféu três vezes e a Colômbia celebrou uma única vez. 

Apesar disso, dois clubes argentinos seguem como os maiores campeões da Libertadores. O Independiente é o rei do torneio, com sete conquistas em sete finais disputadas, a última em 1984. Logo atrás aparece o Boca Juniors, com seis troféus. 

Cinco clubes brasileiros são tricampeões: Flamengo, Grémio, Palmeiras, Santos e São Paulo. Dois clubes brasileiros são bicampeões, marca que o Atlético-MG persegue este sábado: Cruzeiro e Internacional. Quatro emblemas brasileiros venceram uma vez: Corinthians, Fluminense, Vasco e Atlético-MG.