Mais

Taça Libertadores: Palmeiras e River chegam em boa fase aos quartos de final

River Plate ainda não perdeu depois do Mundial de Clubes
River Plate ainda não perdeu depois do Mundial de ClubesCARP
River Plate e Palmeiras, dois fortes candidatos ao título, abrem o primeiro capítulo do confronto de maior destaque dos quartos de final da Taça Libertadores, esta quinta-feira, no Estádio Monumental, onde os Millonarios contarão com o apoio de mais de 80 mil adeptos.

Será um duelo entre dois multicampeões: o River Plate conquistou o título pela última vez em 2018, enquanto o Palmeiras comemorou em 2020 e 2021, tornando-se um dos destaques do futebol brasileiro no torneio, nas últimas seis temporadas.

Mas as duas equipas têm tido atuações fortes nos últimos anos e também se enfrentaram em confrontos diretos com retrospectos favoráveis para a equipa paulista, que eliminou os argentinos nas meias-finais em 1999 e 2020.

No último encontro, o Alviverde passou
No último encontro, o Alviverde passouFlashscore

Atual líder do torneio Clausura, e já nos quartos de final da Taça da Argentina, o River encara três competições na reta final do ano, embora o foco seja a "Glória Eterna".

Siga o River Plate - Palmeiras no Flashscore

O River chega para esta partida confiante. Está invicto desde junho, quando foi derrotado pelo Inter de Milão na primeira fase do Mundial de Clubes, e sem derrotas na Taça Libertadores, embora tenha sofrido mais do que deveria nos oitavos de final, para eliminar o Libertad, do Paraguai, nos penáltis.

Palmeiras embalado

A equipa comandada pelo português Abel Ferreira chega a Buenos Aires com uma campanha excelente: foi o único clube 100% vitorioso na fase de grupos e obteve um vitória tranquila nos oitavos de final (4-0 no marcador agregado contra o Universitario, do Peru).

No Brasileirão, o Verdão está há dez jogos sem perder e ocupa a terceira posição, quatro pontos atrás do líder Flamengo mas com um jogo a menos. Além disso, vem cheio de confiança após vencer o Internacional de Porto Alegre por 4-1 no sábado.

"De fora, sempre tive a imagem do Palmeiras como uma equipa que se transforma na Libertadores. No pouco tempo que estou aqui, vejo a importância deste campeonato para o Palmeiras. Tem um sabor especial, um diferencial", comentou o médio Lucas Evangelista, um dos reforços da equipa paulista para a disputa do título.

No Monumental, à 01:30 (horário de Brasília), o mais recente reforço palmeirense, o médio Andreas Pereira, contratado ao Fulham, também poderá estrear-se na competição.

Andreas Pereira fez a sua estreia contra o Inter
Andreas Pereira fez a sua estreia contra o InterSEP

Estreia de Salas é dúvida

O técnico Marcelo Gallardo, campeão da Libertadores em 2015 e 2018, e finalista em 2019, prevê um duelo "acirrado" contra um adversário com a folha salarial mais cara das Américas.

Os seus jogadores foram os que mais chegaram perto de derrotar os clubes brasileiros na Libertadores, que dominaram o torneio, tendo conquistado sete das últimas dez edições.

"Quando dois clubes como River Plate e Palmeiras se enfrentam, eles também pensam no nosso potencial. É importante jogar com muita inteligência", disse El Muñeco.

O River Plate teve dificuldades ao longo do ano para conseguir um avançado de confiança, um problema que parece ter sido resolvido com a contratação de Maxi Salas, que fará sua estreia contra o Verdão.

"Eles defendem muito bem e são uma equipa forte fisicamente. Não precisam de muito volume para marcar golos. São uma equipa direta, que pode criar perigo com os seus atacantes", alertou Gallardo.

A partida da segunda mão será disputada na próxima quarta-feira, no Brasil. Quem avançar vai enfrentar o vencedor do confronto entre São Paulo e LDU nas meias-finais.

Onzes prováveis

River Plate: Franco Armani - Gonzalo Montiel, Paulo Díaz, Lucas Martínez Quarta ou Lautaro Rivero, Marcos Acuña - Kevin Castaño, Enzo Pérez, Nacho Fernández - Juanfer Quintero ou Juan Portillo - Maxi Salas, Sebastián Driussi. Técnico: Marcelo Gallardo.

Palmeiras: Weverton - Khellven ou Agustín Giay, Gustavo Gómez, Murilo, Joaquín Piquerez - Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Maurício ou Andreas Pereira - Felipe Anderson, José Manuel López, Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN).