Mais

Vanderlei Luxemburgo avança para a sua nona presença na Taça Libertadores

Vanderlei Luxemburgo nunca ganhou a competição continental
Vanderlei Luxemburgo nunca ganhou a competição continentalCesar Greco/SE Palmeiras
O primeiro compromisso de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Corinthians acontece na madrugada desta quarta-feira e para a Taça Libertadores. Esta será a nova vez que o experiente treinador brasileiro disputa a competição continental de clubes.

O Corinthians recebe o Independiente del Valle em Itaquera, à 100 da madrugada, na terceira ronda do Grupo E da Taça Libertadores.

Na sua terceira passagem pelo Timão, Luxemburgo fará a sua estreia na competição continental como comandante do clube.

A 1ª Libertadores vem em sua 3ª passagem pelo Corinthians
A 1ª Libertadores vem em sua 3ª passagem pelo CorinthiansWikimedia

Confira abaixo o trajeto do treinador na Taça Libertadores:

1991 - Quartos de final (Flamengo)

A estreia de Luxa na Libertadores foi pelo Flamengo, vencendo justamente o Corinthians no Pacaembu por 2-0. Naquela campanha, o treinador chegou até aos quartos de final, fase em que foi eliminado pelo Boca Juniors, após perder por 0-3 na La Bombonera no jogo da segunda mão (4-2 no agregado).

Balanço: 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

1994 - Oitavos de final (Palmeiras)

Com a super-equipa do Palmeiras bicampeão brasileiro, Luxemburgo caiu nos oitavos de final, ao ser eliminado pelo São Paulo, de Telê Santana, que havia acabado de ser campeão mundial no Japão.

Balanço: 6 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

2004 - Dispensado na fase de grupos (Cruzeiro)

O treinador carioca voltou à competição apenas dez anos depois - e foi a primeira em que não terminou. Luxa foi demitido do Cruzeiro naquele ano, após três jogos na Libertadores, e a equipa foi eliminada nos oitavos.

Balanço: 3 vitórias.

2007 - Meia-final (Santos)

A Libertadores de 2007 foi aquela em que Luxemburgo chegou mais longe: treinando o Santos bicampeão paulista, caiu apenas na meia-final.

Novamente, a equipa perdeu apenas um jogo na competição - partida que custou a eliminação. Após perder com o Grêmio em Porto Alegre por 0-2, o Peixe conseguiu um 3-1 na Vila, mas a formação de Mano Menezes seguiu para a final pelo critério do golo fora.

Balanço: 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

2009 - Quartos de final (Palmeiras)

Na sua segunda Libertadores pelo Verdão, Luxemburgo caiu novamente por conta de um golo fora de casa, mas fazendo uma das suas piores campanhas na competição.

Nos quartos de final, o Palmeiras empatou a primeira partida contra o Nacional do Uruguai, em São Paulo, a um golo, e não saiu do 0-0 em Montevideu.

Balanço: 4 vitórias, 3 derrotas e 3 empates.

2012 - Dispensado na fase de grupos (Flamengo)

Com o Mengão em 2012, o ex-treinador da Seleção fez apenas dois jogos antes de ser demitido. O Rubro-Negro acabou eliminado na fase de grupos daquele torneio.

Balanço: 1 vitória e 1 derrota.

2013 - Oitavos de final (Grêmio)

Com o Tricolor Gaúcho em 2013, mais uma eliminação pelo critério do golo fora. A equipa de Luxa caiu diante do Santa Fé, da Colômbia, depois de vencer a partida da primeira mão, por 2-1, e ser derrotado na segunda, por 0-1.

Balanço: 3 vitórias, 3 derrotas e 2 empates.

Luxa no Palmeiras no primeiro ano da pandemia
Luxa no Palmeiras no primeiro ano da pandemiaSEP

2020 - Dispensado na fase de grupos (Palmeiras)

Luxemburgo participou da campanha vencedora do bi do Palmeiras, na Libertadores em 2020. O técnico foi dispensado após cinco partidas, mas a equipa acabou campeã nas mãos do português Abel Ferreira.

Balanço: 4 vitórias e 1 derrota.

Números totais de Luxemburgo em 8 Libertadores

Jogos: 67

Vitórias: 39

Derrotas: 14

Empates: 14

Golos marcados: 132

Golos sofridos: 63

Confira a tabela da Taça Libertadores 2023