Mais

Taça Europa feminina: Sporting vence Rosengard (3-0)

A festa das jogadoras do Sporting
A festa das jogadoras do SportingSporting CP

O Sporting venceu esta terça-feira o Rosengard, atual campeão da Suécia, por 3-0, na 1.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Taça Europa, em jogo que teve lugar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. A segunda mão está marcada para 15 de outubro, em Malmo.

Recorde as incidências da partida

Os onzes iniciais das duas equipas
Os onzes iniciais das duas equipasFlashscore

Numa partida que começou com 10 minutos de atraso, devido a um problema na iluminação do Estádio Aurélio Pereira, o Sporting entrou ao ataque diante do campeão sueco, pese embora o primeiro remate tenha pertencido ao Rosengard, com Emma Jansson, aos 12', a rematar para defesa fácil de Catarina Potra.

Na resposta, aos 16 minutos, o Sporting podia ter inaugurado o marcador, com Cláudia Neto a cruzar para Maísa Correia cabecear a rasar a barra. Aos 22 minutos foi Daniela Arques a rematar a rasar o poste esquerdo da baliza das suecas, antes de, num livre direto, aos 23', rematar contra a barreira.

Ainda antes da meia hora, aos 29', Anam Imo testou Catarina Potra, antes das leoas inaugurarem o marcador: aos 39 minutos, aproveitando um corte incompleto das suecas, Madison Haugen fez o 1-0.

Na segunda parte o Rosengard entrou com outro ânimo, aos 56 minutos Ísabella Tryggvadóttir viu Érica Cancelinha evitar o empate, mas em cima da hora de jogo o Sporting aumentou a vantagem na partida e na eliminatória: Carolina Santiago respondeu da melhor maneira a um cruzamento da direita de Beatriz Fonseca, assinando o 2-0.

O Rosengard mexeu posteriormente na equipa, com quatro alterações, antes de Micael Sequeira, aos 74 minutos, lançar Brittany Raphino, Samara Lino e Flor Bonsegundo, nos lugares de Carolina Santiago, Cláudia Neto e Maísa Correia.

Aos 82 minutos Molly Johansson ainda esteve perto de reduzir a desvantagem, numa tentativa travada por Ashley Barron, antes de Carla Armengol substituir Beatriz Fonseca, aos 84'. Já dentro dos seis minutos de compensação, Daniela Arques deu o lugar a Jeneva Hernández-Gray, antes das leoas fecharem o marcador com o 3-0, aos 90+5', com a assinatura de Flor Bonsegundo, saída do banco, com um chapéu a Saga Andersson.

O Sporting garantiu assim uma margem confortável para o encontro da segunda mão, marcado já para a próxima semana, no dia 15, em Malmo, na Suécia, às 18:00.