O comandante do Botafogo, Artur Jorge, preferiu focar nas conquistas de 2024 em sua declaração pós-jogo. Segundo o treinador, o resultado no Intercontinental não apaga o que seu elenco fez na temporada.
"Vamos, primeiro, tentar digerir tudo isso. Volto a dizer, tivemos uma temporada extraordinária, de grande sucesso. Deixámos nosso nome na história do Botafogo, com títulos importantes como Libertadores e Campeonato Brasileiro", iniciou o técnico do Botafogo.

"Não vou procurar arranjar desculpa nenhuma por aquilo que não conseguimos hoje. O Pachuca foi melhor do que nós, mais eficaz, com uma segunda parte mais capaz. Então, nada a dizer em relação ao contexto porque temos que nos agarrar ao resultado. O resultado não foi o que nós queríamos, mas nada apaga o que de bom fizemos na temporada. Hoje não foi um bom jogo da nossa parte", completou.
A diferença física das equipas ficou evidente durante os 90 minutos. O Botafogo veio de um final de temporada muito desgastante e pagou o preço pela curta preparação. Artur Jorge reconheceu o impacto do calendário, mas também disse que a equipa poderia ter se apresentado melhor.
"Existe alguma desilusão pelo facto de não estarmos condicionados para ter o melhor desempenho em uma competição tão importante. Isso são factos, não controlamos tudo aquilo que é o nosso ambiente, que são decisões. Temos que estar preparados para dar uma melhor resposta. Hoje não estávamos preparados para ser melhor que os adversários", analisou.
O clube carioca terá outra oportunidade no Mundial de Clubes, que será disputado em 2025. O Botafogo estará no grupo B ao lado de PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. A estreia do Glorioso na próxima temporada está marcada para 11 de janeiro, contra o Maricá, pelo Campeonato Carioca.