Botafogo 0-3 Pachuca

Depois de um primeiro tempo morno, mas controlado para o lado do Botafogo, a segunda etapa foi um pesadelo para o clube brasileiro. Melhores fisicamente, os mexicanos passaram com facilidade impressionante pela defesa botafoguense e construíram um marcador avultado.
O primeiro golo do Pachuca aconteceu nos primeiros minutos após o intervalo. Oussama Idrissi entrou na área do campeão da Libertadores com muita desenvoltura, passou por dois defesas e bateu com força para vencer John. O 1-0 fez Artur Jorge mexer na equipa e colocar Júnior Santos, Marlon Freitas e Thiago Almada, todos poupados no começo do jogo.
As mudanças modificaram a postura do Botafogo, mas também abriu espaço na defesa. O Pachuca foi frio e letal para aproveitar as oportunidades e matou o duelo em dois contra-ataques. O primeiro foi definido pelo colombiano Nelson Deossa - com falha de John - e o segundo foi finalizado por Salomón Rondón.

Com a derrota, o Botafogo encerrou a histórica temporada 2024, marcada pelos títulos da Libertadores e do Brasileirão. A primeira participação do clube num Mundial de Clubes terminou de forma precoce, antes ainda da meia-final.
No entanto, o clube carioca terá outra oportunidade no novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025. O Botafgoo estará no grupo B ao lado de PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. A estreia do Glorioso na próxima temporada está marcada para 11 de janeiro, contra o Maricá, pelo Campeonato Carioca.
O Pachuca, atual campeão da CONCACAF, chega à meia-final do Mundial de Clubes pela terceira vez na história. Nas outras duas oportunidades terminou derrotado. Em 2008 caiu para a LDU e em 2017 foi eliminado pelo Grémio.
O adversário dos mexicanos será o Al-Ahly, em duelo que será disputado no próximo sábado. Os dois clubes já se defrontaram em 2008, quando o Pachuca levou a melhor sobre os egípcios nas quartas de final.