O Paris Saint-Germain vai disputar a sua primeira final da Taça Intercontinental em Doha, no Catar, a 17 de dezembro, anunciou este domingo a FIFA (Federação Internacional de Futebol). Prova serve para definir o campeão mundial no interregno entre os Mundiais de Clubes.
Neste novo formato do torneio final entre todos os campeões continentais, reformulado no ano passado, o detentor da Liga dos Campeões Europeus - o PSG em 2025 - espera o vencedor do "play-off" entre as outras equipas diretamente na final.
O adversário dos parisisenses será determinado a 13 de dezembro pelo último play-off, denominado Challenger Cup, entre o Pyramids FC do Egito, campeão africano e vencedor do anterior play-off, e o vencedor do jogo entre o Cruz Azul do México, campeão da América Central, da América do Norte e das Caraíbas, e o eventual vencedor da Taça Libertadores.
O torneio sul-americano está atualmente na fase das meias-finais, com a LDU Quito (Equador) a defrontar o Palmeiras (Brasil) e o Racing (Argentina) a enfrentar o Flamengo (Brasil).
Os dois jogos da Taça Intercontinental que determinarão o outro finalista, ou seja, o Duelo das Américas e a meia-final entre o vencedor e o Pyramids, também serão disputados em Doha, segundo a FIFA.
De 1960 a 2004, a Taça Intercontinental opunha os campeões europeus e sul-americanos. A partir de 2005, passou a chamar-se Taça do Mundo de Clubes e incluiu os outros campeões continentais. A partir de 2024, a FIFA lançou o Campeonato do Mundo de Clubes de quatro em quatro anos, com a participação de 32 equipas. O Chelsea venceu a primeira edição no verão passado contra o PSG (3-0).
Em 2024, o Real Madrid venceu a primeira edição da Taça Intercontinental contra o clube mexicano Pachuca (3-0).