No período que antecede a final, a 21 de abril de 2025, segunda-feira de Páscoa, os seis clubes que se qualificaram para o as provas europeias disputarão os seus quatro jogos num período de três meses. Para a maioria dos clubes amadores, o percurso até à final é mais longo, com três jogos. A primeira ronda de qualificação (tecnicamente, a final 1/128) está agendada para terça e quarta-feira, 3 e 4 de setembro.
No total, 110 equipas participam esta época: 34 clubes profissionais e 76 clubes amadores, incluindo os 24 semifinalistas das várias taças distritais da época passada. Os 36 clubes das terceiras divisões e quatro equipas da segunda divisão têm de começar mais cedo. Oito equipas da Segunda Divisão começam o seu torneio da taça na quarta-feira, 25 de setembro. O campeão e os vencedores das três fases terão um bilhete para a primeira ronda principal na quarta-feira, 30 de outubro.
É também nessa altura que entram 28 dos 34 clubes profissionais. Terão boas hipóteses de ganhar um jogo fora contra um dos 24 clubes amadores restantes no sorteio de sábado, 28 de setembro. A segunda ronda, na quarta-feira, 18 de dezembro, também verá os participantes europeus em ação pela primeira vez. No sábado, 2 de novembro, haverá um sorteio aberto sem quaisquer restrições para os restantes 16 jogos.
Os restantes 16 clubes serão sorteados no sábado, 21 de dezembro, para os oitavos de final, previstos para quarta-feira, 15 de janeiro de 2025. Três dias depois, realiza-se o sorteio dos quartos de final, a 4, 5 e 6 de fevereiro de 2025. Mais de duas semanas depois, no sábado 22 e no domingo 23 de fevereiro, estão previstas as meias-finais. Pela primeira vez neste século, estas terão lugar no fim de semana. A final de 2025 não será no domingo, mas desta vez na segunda-feira, 21 de abril, segunda-feira de Páscoa.