N uma iniciativa da Federação Paulista de Futebol (FPF), as meias-finais da Taça Paulista - que envolvem XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grémio Prudente - contará com esta novidade, que já foi testada pela FIFA em competições de formação, como o Mundial feminino Sub-20 de 2024.
A medida foi acertada entre os clubes após reunião do Conselho Técnico da competição. O encontro aconteceu nesta segunda-feira.
A ferramenta é chamada de Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte, em português, e pode ser acionada quando o técnico entender que houve erro de avaliação em golos, penáltis, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado.
Cada técnico começa a partida tendo direito a dois desafios. Caso a reivindicação seja bem sucedida, o treinador não perderá a solicitação que utilizou.
Para que o pedido de avaliação seja feito, é necessário que o técnico gire o dedo e entregue ao quarto árbitro um cartão que indicará a solicitação. O árbitro do jogo, como ocorre no futebol americano e no basquetebol, por exemplo, vai se dirigir até uma cabine à beira do relvado para avaliar o lance e receberá a ajuda de um operador de replay.
O árbitro possui total autonomia para manter ou alterar a decisão que foi tomada no campo de jogo. O Vídeo Suporte é uma tecnologia diferente do VAR e mais simples, ampliando, de acordo com a FIFA, os recursos disponíveis para a arbitragem.
"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte a estrear-se no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial", declarou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Os jogos das meias-finais da Taça Paulista estão definidos. De um lado do grupo, o XV de Piracicaba enfrenta o Comercial. Do outro, o Primavera defronta o Grêmio Prudente.