Mais

A renovada Taça Sul-Americana, irmã mais nova da Libertadores, dá o pontapé inicial

O troféu da Copa Sul-Americana, conquistado pelo Racing Club em 2024
O troféu da Copa Sul-Americana, conquistado pelo Racing Club em 2024Buda Mendes / Getty Images South America / Getty Images via AFP
Com 23 edições consolidando a sua tradição e um formato renovado, a Taça Sul-Americana 2024, o segundo torneio de clubes mais importante da CONMEBOL, começa esta terça-feira, com a participação de sete campeões da Taça Libertadores e uma primeira ronda de jogos únicos.

O Independiente, da Argentina, o Cruzeiro, o Fluminense, o Grémio, o Atlético Mineiro e o Vasco da Gama, do Brasil, e o Once Caldas, da Colômbia, tentarão recuperar o brilho continental na Taça Sul-Americana, depois de terem ficado de fora da Libertadores 2025.

A primeira fase, que será disputada entre terça (madrugada de quarta-feira em Portugal) e quinta-feira (madrugada de sexta-feira em Portugal) desta semana, colocará frente a frente equipas do mesmo país, à exceção dos seis qualificados da Argentina e do Brasil, que passam diretamente à fase de grupos.

Formato da Taça Sul-Americana

A primeira fase terá 16 partidas, incluindo os confrontos entre o campeão da Libertadores de 2004, Once Caldas, e o Millonarios da Colômbia, além do confronto entre Junior de Barranquilla e América de Cali, quatro vezes finalistas da Libertadores (1985, 1986, 1987 e 1996), mas que nunca conquistaram o título.

Os vencedores das eliminatórias nacionais passarão para a fase de grupos, onde seis clubes da Argentina e do Brasil aguardam, juntamente com as quatro equipas eliminadas na terceira fase da Taça Libertadores, marcada para 4 a 13 de março.

A fase de grupos será composta por oito zonas de quatro equipas cada, com apenas a primeira equipa de cada grupo a avançar diretamente para os oitavos de final.

O segundo classificado de cada grupo disputará uma eliminatória (a duas mãos) contra o terceiro eliminado de cada grupo da Taça Libertadores 2025, para completar o apuramento para os oitavos de final, cujos emparelhamentos serão definidos por sorteio.

Quando será disputada a final

A final da 24.ª edição da Taça Sul-Americana será disputada em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), no dia 22 de outubro, em partida única.

O vencedor garantirá uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores 2026 e enfrentará o vencedor da Libertadores 2025 em fevereiro pelo título da Supertaça Sul-Americana.

Calendário dos jogos da primeira fase da Taça Sul-Americana 2025:

Terça-feira (madrugada de quarta-feira em Portugal):

Em Cochabamba: Universitario (BOL) - Nacional Potosí (BOL)

Em Huancayo: AD Tarma (PER) - Cienciano (PER)

Em Coquimbo: Universidad Catolica (CHI) - Palestino (CHI)

Em Assunção: Sportivo Luqueno (PAR) - Sportivo Ameliano (PAR)

Quarta-feira (início da manhã de quinta-feira em Portugal):

Em Cochabamba: Aurora (BOL) - San José (BOL)

Em Valência: Puerto Cabello (VEN) - Metropolitanos (VEN)

Em Santiago: Union Espanola (CHI) - Everton (CHI)

Em Montevidéu: Racing (URU) - Montevideo Wanderers (URU)

Em Manizales: Once Caldas (COL) x Millonarios (COL)

Em Riobamba: Mushuc Runa (ECU) x Orense (ECU)

Quinta-feira (início da manhã de sexta-feira em Portugal):

Em Assunção: Guarani (PAR) - 2 de Mayo (PAR)

Em Melo: Cerro Largo (URU) - Danubio (URU)

Em Barranquilla: Junior (COL) - América de Cali (COL)

Em Trujillo: Atlético Grau (PER) - Cusco (PER)

Em Caracas: Deportivo La Guaira (VEN) - Caracas FC (VEN)

Em Quito: Universidad Católica (ECU) - Aucas (ECU)