Mais

Gustavo Costas e o triunfo do Racing: "Não somos milionários, somos diferentes"

Gustavo Costas comemora a conquista do título do Racing
Gustavo Costas comemora a conquista do título do RacingJUAN MABROMATA / AFP
O técnico do Racing, Gustavo Costas, estava eufórico no sábado após a conquista da Sul-Americana 2024. Dedicou o título aos adeptos da La Academia e queixou-se da "falta de respeito" que a equipa albiceleste sofreu quando os resultados pareciam não ser favoráveis.

"Hoje ganhámos. Tínhamos de ganhar de qualquer maneira, e ganhámos de forma merecida. Jogámos uma boa primeira parte, e na segunda, bem, se não sofrermos, não somos o Racing. Temos de sofrer. Mas ganhámos. Este grupo e o povo do Racing merecem", disse Costas, rouco, na conferência de imprensa após a entrega do troféu.

A equipa argentina venceu a final no estádio La Nueva Olla, em Assunção, na tarde de sábado, ao derrotar o Cruzeiro, do Brasil, por 3-1.

"Não somos milionários (em relação ao River Plate), nem metade mais um (em alusão ao grande número de adeptos do Boca Juniors), mas somos diferentes de todos os outros. E hoje mostrámos isso aqui. Estou feliz, orgulhoso por ter a minha família aqui, por ter este grupo. Deram uma grande alegria, depois de 36 anos que o Racing não ganhava uma final", disse o treinador.

Costas também recordou as críticas recebidas quando a equipa não estava a ter bons resultados na liga local, e salientou que "mataram estes rapazes, disseram que todos tinham de ir embora, e eu também. O desrespeito foi terrível. Alguns deles têm de vir cá fora pedir desculpa. Não o disse quando eles nos estavam a ganhar, porque estávamos a jogar mal. Disse-o no primeiro dia em que cheguei . Disse-o no primeiro dia em que cheguei, que se estivermos juntos podemos conseguir muito. Quando voltámos a estar juntos, vejam o que conseguimos"

Quando questionado sobre a possibilidade de ganhar também o campeonato argentino, Costas lamentou: "Nem sequer podemos festejar o dia em que nos tornamos campeões", mas acrescentou de imediato que "certamente que depois vamos pensar no campeonato. Eles (os jogadores) vão querer isso. Mas primeiro temos de desfrutar disto".

O melhor marcador do torneio com 10 golos, Adrián Martínez, disse que Costas "fez-nos sentir o que é o Racing, que às vezes é preciso jogar, às vezes é preciso correr, deixar sempre tudo. Deus estava do nosso lado. Houve uma altura em que as coisas não estavam a correr bem, em que não confiavam em nós. Mas estamos felizes por ele, porque ele é uma excelente pessoa".