Mais

Peter Shilton felicita o guarda-redes brasileiro Fábio por ter batido o recorde de jogos

Fábio, guarda-redes brasileiro de 44 anos do Fluminense
Fábio, guarda-redes brasileiro de 44 anos do FluminenseJorge Rodrigues / AGIF / AGIF via AFP
A lenda inglesa das balizas, Peter Shilton, elogiou o guarda-redes do Fluminense, Fábio, por ter batido o seu recorde de maior número de presenças em jogos oficiais de futebol masculino, classificando-o como um "feito brilhante".

Fábio, 44 anos, quebrou a marca de Shilton na terça-feira, quando jogou pela 1.391.ª vez na vitória por 2-0 sobre o América de Cali, da Colômbia, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

"Parabéns ao Fabio Deivson Lopes Maciel por ter batido o meu @GWR, um recorde que tive orgulho em manter durante mais de 28 anos pelo maior número de jogos oficiais na história do futebol", disse Shilton numa publicação no X, antigo Twitter.

"Manter o recorde dentro da união dos guarda-redes, BRILHANTE feito Fabio", acrescentou.

Fluminense e a imprensa brasileira dizem que Fábio agora está sozinho na história do futebol, embora nem a FIFA nem o órgão regional CONMEBOL tenham declarado o recorde.

"Às vezes, não nos apercebemos da importância de um feito tão significativo como bater este recorde, que se mantém há muitos anos", disse Fábio, que passou toda a sua carreira no Brasil, após manter a baliza inviolada na 2.ª mão dos oitavos de final da Taça Sul-Americana.

 "Fábio é o melhor guarda-redes do Brasil", entoaram os adeptos da casa, enquanto Fábio recebeu uma placa comemorativa pelo feito.

"Ninguém joga tantas partidas sem um nível de profissionalismo como o dele", disse o treinador do Fluminense, Renato Gaúcho.

"Sem dúvida, ele vai continuar a jogar por muito tempo. Vai ser difícil para outro jogador superar o seu recorde", acrescentou o técnico brasileiro.

Fábio venceu a Taça Libertadores com o Fluminense em 2023 e fez parte da equipa que chegou às meias-finais do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, neste verão.

Fez 976 jogos pelo Cruzeiro entre 2005 e 2022, depois de ter jogado 30 vezes pela União Bandeirante e mais 150 jogos pelo Vasco da Gama.

A sua presença recorde frente ao América de Cali foi o seu 235.º jogo pelo Fluminense.

Fábio começou a carreira em 1997, ano em que Shilton se retirou, mas, ao contrário do antigo detentor do recorde, nunca foi internacional pela seleção principal.

O inglês de 75 anos, 125 vezes internacional, que foi um dos principais jogadores da equipa do Nottingham Forest que venceu sucessivas Taças dos Campeões Europeus (1979/80), considera que o seu número total de jogos é de 1.387, mas o Guinness World Records coloca esse número em 1.390.

Os números de Fábio
Os números de FábioFlashscore