Juan Fernando Quintero chegou ao América de Cali em janeiro, depois de se destacar ao serviço do Racing de Avellaneda. O médio criativo colombiano foi uma das principais figuras da equipa argentina, que conquistou uma histórica Taça Sul-Americana sob o comando do experiente treinador Gustavo Costas.
Seis meses depois, a aventura do antigo jogador do FC Porto nos Scarlets pode estar prestes a conhecer um novo rumo. Após garantir a passagem à fase seguinte da Sul-Americana e a qualificação para os quartos-de-final do Apertura, Quintero deixou no ar dúvidas quanto ao seu futuro no América, numa entrevista concedida à ESPN.
“Queremos agradecer às pessoas que vieram, que confiaram em nós até ao fim. Esta qualificação é para elas, para todos os que acreditaram. Estou a terminar este semestre, vou ver que decisão tomar”, afirmou.
O técnico do América de Cali, El Polilla Da Silva, também comentou a possível saída do jogador: “Há decisões nas quais não nos podemos intrometer. Vejo-o muito empenhado — era dos que mais queria continuar no torneio internacional —, mas está connosco. Infelizmente, vai sair com a seleção e será impossível substituí-lo. Isso vai obrigar-nos a procurar alternativas, mas temos de o deixar em paz. Ele vai falar com os diretores, disse-o por alguma razão”, afirmou.
River segue atento ao caso
Os rumores sobre a possível saída de Juan Fernando Quintero do América têm vindo a ganhar força, impulsionados por informações publicadas na Argentina. Segundo estas, o River Plate — clube onde o colombiano viveu os seus melhores momentos individuais, incluindo a conquista da mítica Taça Libertadores frente ao Boca Juniors, no Bernabéu — estaria interessado em contar novamente com o médio, tendo em vista a participação no próximo Mundial de Clubes.
Desde que chegou ao América, Quintero somou 51 jogos, com 13 golos e 10 assistências. O jogador integrará agora a seleção colombiana para os jogos frente ao Peru e à Argentina, inseridos na fase final de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, que será disputado na América do Norte.