Mais

Sul-Americana: Fluminense em poupanças derrotado na Bolívia (1-0)

Fluminense voltou para casa sem pontos
Fluminense voltou para casa sem pontosMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C
O Fluminense perdeu com o San José, por 1-0, nesta quina-feira, em duelo da quarta jornada do Grupo F da Sul-Americana. O único golo do jogo, no estádio Hernando Siles, em La Paz, foi marcado por Calero, no segundo tempo, quando o gás dos brasileiros já não era o mesmo.

San José 1-0 Fluminense

Os números do San José
Os números do San JoséFlashscore

O Fluminense preservou grande parte dos seus titulares, que nem viajaram para a capital boliviana, assim como o técnico Renato Portaluppi, impedido pelos médicos depois de passar por uma intervenção cardíaca quando ainda comandava o Grémio. Quem apareceu bem foi o guarda-redes Vitor Eudes, que correspondeu ao chamado para evitar uma derrota ainda mais elástica. 

O Fluminense teve a já esperada dificuldade na altitude de Laz Paz no primeiro tempo. Com 12 minutos de jogo, o oxigénio era utilizado por atletas do clube visitante. 

Os donos da casa levavam maior perigo nos remates de média e longa distância, com o Fluminense a trabalhar para trocar passes mais próximos. Quando acertou no alvo, os bolivianos pararam no guarda-redes Vitor Eudes, que apareceu bem em defesa por baixo nos acréscimos. 

Serna perdeu boa chance de empatar no segundo tempo
Serna perdeu boa chance de empatar no segundo tempoMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C

O guarda-redes do Flu voltou a aparecer aos 16 minutos do segundo tempo em finalização à queima-roupa, virou o destaque do jogo, mesmo com muito por vir na etapa final. Espaçado, o Tricolor facilitou a vida dos bolivianos, que tiraram proveito de roubo de bola no seu campo de defesa aos 25 minutos. 

O contra-ataque foi rápido e contou com escorregão da defesa para ter um espaço extra antes de Calero tocar na saída de Eudes e abrir o placar. 

Jogo marcou regresso de Renato Augusto ao Flu
Jogo marcou regresso de Renato Augusto ao FluMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C

As necessárias mudanças no segundo tempo não surtiram o efeito desejado, com o Flu tendo trabalho para levar perigo real à meta boliviana.

Na melhor oportunidade, cabeçada de Serna passou por cima. O Tricolor precisou se contentar em voltar para casa com a bagagem vazia, mas a depender somente de si para terminar a fase de grupos no lugar mais alto do grupo. 

Vitor Eudes teve boa atuação apesar da derrota
Vitor Eudes teve boa atuação apesar da derrotaMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C

Com o resultado, o Fluminense segue na vice-liderança, com sete pontos, a dois do líder Once Caldas. O San José venceu a primeira vez na competição e chegou aos 4 pontos para assumir a terceira posição e colocar-se na luta pela qualificação quando faltam duas jornadas para o fim da primeira fase. 

Na Sul-Americana, apenas o líder avança diretamente para os oitavos de final. O segundo enfrenta um dos terceiros da Libertadores num play-off.

Na próxima jornada da Sula, o Fluminense recebe a Unión Española na quarta-feira. O San José visita o Once Caldas na quinta. Pelo Brasileirão, o Flu visita o Atlético-MG no domingo.