Gremio 1-0 Sportivo Luqueño
No entanto, mesmo com a vitória, o Grémio não conseguiu assumir o primeiro lugar do Grupo D e terá de disputar a fase de play-offs da Sul-Americana. Isto deveu-se ao empate do Godoy Cruz frente ao Atlético Grau, por 2-2, ficando a equipa argentina com melhor diferença de golos no critério de desempate. Assim, o Imortal terá duas datas adicionais num calendário já sobrecarregado do futebol brasileiro.

O adversário do Grémio na fase de play-offs será determinado através de um emparelhamento olímpico, baseado nas campanhas. O Tricolor enfrentará um terceiro classificado da fase de grupos da Taça Libertadores e decidirá a vaga nos oitavos de final em Porto Alegre.
Vitória com sabor amargo
Com uma equipa alternativa, o Grémio até começou bem o jogo e criou oportunidades para ganhar vantagem cedo. Aos 11 minutos, após revisão do VAR, o árbitro assinalou penálti sobre Matías Arezo, que assumiu a cobrança, mas Francisco Mongelos defendeu. O guarda-redes do Sportivo Luqueño ainda realizou outras grandes defesas até ao intervalo.
Apesar do empate, o Tricolor teve uma boa notícia na primeira parte. Elvio Vera foi expulso e a equipa gaúcha ficou em superioridade numérica.
Mesmo com mais um jogador em campo, o Grémio criou muito pouco durante grande parte da segunda parte e, quando conseguiu chegar à baliza, esbarrou em Mongelos. O golo da vitória só surgiu nos minutos finais, com o jovem Riquelme, que marcou o seu primeiro como profissional. Pouco depois, os visitantes sofreram mais uma expulsão e o Imortal jogou mais de 10 minutos em vantagem de 11 contra 9. Ainda houve alguma pressão final, mas o resultado não se alterou.
