Mais

Sul-Americana: Independiente desclassificado após confrontos violentos entre adeptos

O Independiente está fora da Sul-Americana
O Independiente está fora da Sul-AmericanaAlejandro Pagni/AFP
A Conmebol anunciou a desclassificação do Independiente da Taça Sul-Americana de 2025, devido aos confrontos violentos entre adeptos que provocaram o cancelamento da partida da segunda mão frente à Universidad de Chile.

Recorde as incidências da partida

Além da eliminação, o Independiente foi punido com a proibição de ter adeptos nos próximos 14 jogos internacionais - sete em casa e sete fora - e multado em cerca de 230 mil euros.

A Universidad de Chile, por sua vez, avançou para os quartos de final da competição e vai defrontar o Alianza Lima, do Peru, mas também foi multada em cerca de 250 mil euros e igualmente punida com a proibição de presença de adeptos nos próximos 14 encontros organizados pela Conmebol.

Um dos piores episódios de violência no futebol latino-americano

Os confrontos entre adeptos do Independiente e da Universidad de Chile, ocorridos no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda (a sul de Buenos Aires), resultaram em 19 feridos - dois deles em estado grave - e mais de 100 detenções.

Adeptos do Independiente invadiram o setor visitante
Adeptos do Independiente invadiram o setor visitanteČTK/imago sportfotodienst/IMAGO

Segundo as autoridades locais, adeptos dos dois clubes envolveram-se em agressões com facas, cassetetes e bombas de efeito moral dentro do estádio, num dos piores episódios de violência dos últimos anos no futebol latino-americano.

A partida, relativa à segunda mão dos oitavos de final da Sul-Americana, foi suspensa no início da segunda parte e, posteriormente, cancelada pela Conmebol.