O Once Caldas, campeão da Copa Libertadores de 2004, derrotou o Millonarios por 1-0 na cidade de Manizales, com um golo de Michael Barrios aos 80 minutos do segundo tempo.
O emblema de de Manizales impôs o seu estilo de jogo e aproveitou uma das oportunidades de golo que criou, deixando o Millonarios fora do único torneio internacional da temporada, apesar de chegar como favorito e contar com a presença do atacante colombiano Radamel Falcao García.
O Union Española, por sua vez, garantiu a vaga na próxima fase da Sul-Americana ao vencer por 3-1 nos penáltis após um empate (2-2)com o Everton em Santiago. Ignacio Jeraldino (8) e Pablo Aránguiz (45+1, penálti) marcaram para a Unión Española nos 90 minutos, enquanto Juan Ignacio Ramírez bisou para o Everton, aos dois minutos e aos 81 minutos, de penálti.
O Racing Montevideo também garantiu o apuramento nos penáltis ao vencer o compatriota Wanderers por 4-2 no estádio Centenário, em Montevidéu, depois de um nulo nos 90 minutos.
Em Carabobo, o Academia Puerto Cabello garantiu uma das duas vagas para a Venezuela ao vencer o Metropolitanos por 3-0, enquanto o San José derrotou o Aurora por 1-0 em Cochabamba.
Os vencedores dos confrontos nacionais passarão para a fase de grupos, onde seis clubes da Argentina e do Brasil aguardam, juntamente com as quatro equipas eliminadas na terceira fase da Libertadores, marcada para 4 a 13 de março.
A fase de grupos será composta por oito agrupamentos de quatro equipas cada, com apenas a primeira equipa de cada grupo a avançar diretamente para os oitavos de final. O segundo classificado de cada grupo disputará uma eliminatóriacontra o terceiro eliminado dos grupos da Libertadores 2025, para completar o apuramento para os oitavos de final, cujos emparelhamentos serão definidos por sorteio.
A final da 24.ª edição da Copa Sul-Americana será disputada em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), no dia 22 de outubro, em partida única.
O vencedor garante uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 e enfrentará o vencedor da Libertadores de 2025 em fevereiro pelo título da Recopa Sul-Americana.