Mais

Sul-Americana vê Memphis Depay ir embora, mas mantém Juan Fernando Quintero e Coutinho

Corinthians foi eliminado
Corinthians foi eliminado Luis ROBAYO / AFP

A Sul-Americana perdeu uma estrela, mas manteve duas outras- A eliminação do Corinthians na terça-feira significou o adeus de Depay, mas manteve Juan Fernando Quintero, do América de Cali, e Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, no início da sexta e última fase de grupos.

O Timão, um dos clubes mais populares do Brasil, encerrou sua participação internacional sem brilho em 2025 ao perder por 1-0 fora de casa com o surpreendente Huracán da Argentina, que ficou em primeiro lugar no Grupo C, o grupo da morte, e garantiu uma vaga nos oitavos de final.

O golo do médio Franco Watson aos 46 minutospermitiu que o Globo continuasse a sua impressionante campanha, que já o levou à final do Apertura argentino. No domingo, a equipe enfrentará o Platense pelo título.

Com 14 pontos, o emblema argentino assumiu a liderança do grupo, seguido pelo América (8), que disputará o play-off depois de um empate (1-1) com o Racing do Uruguai (1). O Corinthians, treinado pelo ex-técnico da seleção brasileira Dorival Júnior, estava empatado em pontos com o América, mas este venceu pelo saldo de golos (+2 contra 0).

A classificação do Grupo C
A classificação do Grupo CFlashscore

A derrota em casa para o Huracán, que escalou nove habituais suplentes, é mais um grande revés para os paulistas, que desembarcaram na Sudamericana depois de perder inesperadamente com o Barcelona do Equador na terceira pré-eliminatória da Libertadores.

Armado para ser protagonista, o Corinthians despediu-se dos torneios internacionais em 2025 na mesma semana em que seu presidente, Augusto Melo, foi demitido em meio a uma investigação de corrupção.

O craque Depay, de 31 anos, pouco pôde fazer no seu regresso à ação , depois de se ter recuperado de uma lesão no tornozelo direito.

"É um momento difícil para todos. Ainda temos duas competições muito importantes, o Brasileirão e a Taça do Brasil, e temos que nos concentrar para deixar uma impressão bem diferente da que deixamos nas duas competições (internacionais)", disse Dorival Júnior.

O América de Cali conquistou o espaço do Timão graças a um golo no último minuto (90+5') do defesa Jean Pestaña, que aproveitou um ressaçtp do goleiro Lautaro Amadé no chute de Quintero.

"Esta vitória é para todos aqueles que acreditaram em nós, nós merecemos", disse o talentoso médio colombiano, que, no entanto, fez soar o alarme ao lançar dúvidas sobre sua continuidade em Cali.

Os Diabos Vermelhos, quatro vezes vice-campeões da Libertadores, sofreram até o fim com um gol do atacante Matias Fonseca a 15 minutos do fim no estádio Pascual Guerrero.

Invictos, Huracán e América conhecerão seus adversários no sorteio de segunda-feira em Luque, perto de Assunção.

Os líderes de cada grupo aguardarão os vencedores dos play-offs, que serão disputados pelos segundos da Sul-Americana e os terceiros da fase de grupos da Libertadores.

O Vasco da Gama, do médio brasileiro Philippe Coutinho, já sabe quem vai enfrentar no mesmo dia, depois de garantir a vaga no play-off no início da terça-feira com uma vitória enfática por 3-0 sobre o Melgar, do Peru, no Rio de Janeiro.

O Gigante da Colina, campeão da Libertadores de 1998, se juntou ao Lanús, da Argentina, como representante do Grupo G na próxima fase. Os comandados de Fernando Diniz, cuja chegada no início do mês deu novo fôlego ao clube, garantiram o apuramento com golos do extremo Rayan (3'), do lateral Paulo (33') e do atacante argentino Pablo Vegetti (44').

"Seria bom ganhar uma taça. Se continuarmos nesse caminho, podemos conseguir", disse o experiente atacante de 36 anos à Paramount.

Os peruanos tinham possibilidades de se apurarem, mas terminaram em terceiro lugar, um ponto atrás dos rivais brasileiros (8 pontos).

Nenhum dos dois clubes conseguiu alcançar o Granate, que desperdiçou uma vantagem de dois gols na terça-feira, com golos da dupla de ataque Eduardo Salvio (12) e Marcelino Moreno (21), contra Puerto Cabello, na Argentina. Os venezuelanos, eliminados desde a última temporada, empataram com os campeões da Sul-Americana de 2013 graças a dois gols do atacante Junior Paredes.