Mais

Argentina: River Plate continua sem vencer (0-0) e vê presença na Libertadores mais complicada

O River empatou com o Vélez
O River empatou com o VélezAlejandro PAGNI / AFP

O River Plate resignou-se a um empate 0-0 frente ao Vélez Sarsfield este domingo, na décima sexta e última jornada, ficando obrigado a conquistar o título do Clausura argentino para garantir presença na fase de grupos da Copa Libertadores 2026.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Numa partida muito disputada, os Millonarios voltaram a mostrar dificuldades no ataque e já somam quatro jogos sem marcar. Mais uma vez, o guarda-redes Franco Armani foi fundamental para evitar a derrota, enquanto a série negativa se prolonga, com apenas duas vitórias nos últimos 12jogos oficiais.

Com este empate, River ocupa o sexto lugar no Grupo B, com presença garantida nos oitavos de final, aguardando agora para saber quem será o adversário, que virá do terceiro classificado do Grupo A.

"É uma situação complicada, à qual não estamos habituados, mas temos de enfrentá-la e assumir. Para o que aí vem, temos de dar tudo. Não gostamos de estar assim, mas temos consciência", afirmou Milton Casco, lateral do River.

A equipa orientada por Marcelo Gallardo também ficou sem hipóteses de aceder à Libertadores pela classificação anual, terminando na quarta posição.

Na Libertadores 2026 vão participar seis equipas argentinas. Já têm lugar garantido o Platense (campeão do Apertura), o Independiente Rivadavia (vencedor da Taça da Argentina) e Rosario Central, Boca e Argentinos Juniors (pela tabela anual), que por agora entram na segunda fase do torneio.

O River poderá chegar a essa fase caso Rosario Central, Boca ou Argentinos Juniors vençam o Clausura e libertem uma vaga extra na classificação anual.

 Cavani volta a marcar e Boca vence o Grupo A 

Por outro lado, o Boca Juniors mantém o bom momento, venceu o Tigre por 2-0 e terminou como líder do Grupo A, o que lhe permitirá jogar em casa na fase decisiva do Clausura.

Ayrton Costa, aos 72 minutos, inaugurou o marcador de cabeça para os Xeneizes, que fecharam o resultado já nos descontos (90+2') com um penálti que Leandro Paredes ofereceu ao uruguaio Edinson Cavani.

O Matador, de 38 anos, regressou à competição após quase dois meses, entrou a 15 minutos do fim e voltou a encontrar-se com o golo, o 28.º ao serviço do Boca.

"Estamos felizes, não foi fácil chegar até aqui, estar na Libertadores, terminar em primeiro no grupo. Acho que dei confiança à equipa, porque estamos no maior clube da América", sublinhou Paredes.

O Boca aguarda na primeira ronda dos play-offs pelo oitavo classificado do Grupo B, que será o Sarmiento de Junín ou Talleres de Córdoba.

O Argentinos Juniors garantiu o apuramento para os oitavos com uma vitória por 2-1 fora frente ao Estudiantes, com golos de Hernán López Muñoz (22') e Alan Lescano (65'). Joaquín Tobio Burgos (62') marcou um grande golo para o Pincha, que por agora é oitavo, mas ainda depende do desfecho da fase regular na segunda-feira.

O Racing venceu em Rosário por 1-0 o Newell's, com golo de Tomás Conechny aos 90+2 minutos, estando de momento em segundo lugar no Grupo A.

Em Santiago do Estero, o Central Córdoba empatou 1-1 com o Banfield e conseguiu a qualificação para a próxima etapa, graças ao golo de Leonardo Heredia (45+2') para o Ferroviário, enquanto Martín Río (78') igualou para o Taladro, que acabou eliminado.

Mais cedo, Instituto e Talleres empataram 0-0 no clássico de Córdoba, resultado que confirmou o Talleres como apurado para os oitavos, enquanto o adversário já estava fora da competição.