Mais

Quem é Foster Gillett, o milionário que está a revolucionar o futebol argentino

Foster Gillett, o empresário que revolucionou o futebol argentino
Foster Gillett, o empresário que revolucionou o futebol argentinoČTK / AP / Donna McWilliam
O grupo de investimento do empresário americano de 47 anos está na boca de todos os argentinos pela sua capacidade de gastar dinheiro e comprar jogadores. Como é que ele o faz e quais são os seus objetivos?

Foster Gillett, membro de uma família muito poderosa e rica, desembarcou na Argentina para começar a trabalhar em conjunto com o clube Pincharrata, com o objetivo de levar a cabo uma "revolução", como afirmou o próprio presidente da instituição.

Desde o início do mandato de Javier Milei como presidente da República Argentina, o modelo de gestão das Sociedades Anónimas Deportivas no futebol, uma questão de vida ou morte para todos os nascidos no país campeão do mundo, começou a ganhar muita força e Verón, presidente do Estudiantes e ex-futebolista de renome, interessou-se pela proposta, sem perder o seu estatuto de associação civil.

É devido a isso que o citado Gillett, que tem muita experiência no assunto, chegando a comprar o Liverpool em 2007, acelerou e assinou um pré-acordo com o Estudiantes, onde o empresário desembolsará 150 milhões de dólares para as diferentes áreas da instituição, seja para remodelar o Estádio UNO, novos campos na propriedade do City Bell e o que está a fazer mais barulho no momento, a aquisição de jogadores de futebol por cifras estratosféricas para os números que são movimentados na Argentina.

As contratações milionárias

Tudo começou com o futebolista Cristian Medina, depois de o grupo empresarial de Gillett se ter encarregado de pagar a cláusula de rescisão do antigo médio do Boca Juniors, 15 milhões de dólares, para a depositar no referido Leão de La Plata.

"Acreditamos fortemente no desporto, no negócio do desporto, na cultura do desporto. E eu, em particular, vivo e respiro este desporto. Não há nada que me faça mais feliz do que estar num ambiente onde coloco sorrisos nos rostos das pessoas", explicou o empresário em entrevista ao La Nación meses atrás.

Depois de anunciar a contratação do experiente Lucas Alario, o Estudiantes continua a tentar reforçar o seu plantel com a ajuda de Gillett, cujo grupo empresarial também adquiriu os direitos de uma das estrelas da última Liga Profissional, Valentin Gomez, por 10 milhões de euros, embora o defesa canhoto vá para a Udinese.

Nas últimas horas, o nome de Foster Gillett voltou a ressoar, pois está perto de ser oficial a compra de Rodrigo Villagra, médio centro com pouca participação no River, a troco de cerca de 11,5 milhões de dólares, um valor que parece muito exagerado tendo em conta a sua falta de continuidade e fraca presença no clube de Nuñez.

O objetivo é que o ex-jogador do Talleres se junte ao Estudiantes graças ao magnata, que também facilitaria a chegada de Hernan Lopez Munoz, atualmente no San Jose Earthquakes da MLS dos Estados Unidos, em troca de outra cifra milionária.

Apesar de Foster não se ter saído bem no Liverpool (luta entre sócios e posterior venda do clube a outro grupo), continuou a insistir, oferecendo 300 milhões de dólares para adquirir o Olympique de Lyon, mas a operação não se concretizou. Depois de ter investido em desportos muito populares no seu país, como o hóquei no gelo e o automobilismo, regressou ao futebol, o seu grande amor, investindo no futebol argentino e, mais precisamente, no Estudiantes de La Plata. Como se sairá? Será que todos estes milhões vão provocar a revolução de que tanto fala Verón? O que pensarão os membros do Pincha? Tudo será revelado dentro de alguns meses. Entretanto, resta apenas surpreendermo-nos com tudo o que está a acontecer e fazer previsões.