Vélez e Estudiantes de La Plata encerrarão a temporada 2024 do futebol argentino no sábado, quando se enfrentarão na final do Troféu dos Campeões no Estádio Único "Madre de Ciudades".
Apesar de alguns adeptos desvalorizarem esta final e afirmarem que se trata de um torneio menor, ambas as equipas tiveram de fazer muitos méritos para a alcançar, e agora vão tentar o objetivo de acrescentar uma nova estrela à sua história, na segunda final do ano em que se defrontarão "Pinchas" e "Fortineros", depois do triunfo do "León" na Taça da Liga Profissional 2024, no mesmo cenário e por grandes penalidades, após o 1-1 no tempo regulamentar.
O caminho do Estudiantes
O conjunto de La Plata conquistou sua vaga para esta final com a vitória sobre o Vélez na final da Taça da Liga 2024, o torneio da primeira metade do futebol argentino deste ano, com o guarda-redes Matias Mansilla a ser o herói tanto nessa final quanto na semifinal anterior contra ninguém menos que o Boca Juniors, fazendo um gigante nos penáltis.
A equipa de Eduardo Dominguez disputou 17 jogos nessa competição, vencendo nove, empatando cinco e perdendo três, marcando 24 golos e sofrendo 11.
O caminho do Vélez
O Vélez, treinado por Gustavo Quinteros, foi a última equipa a qualificar-se para este confronto decisivo: conseguiu-o ao vencer a Liga Profissional 2024, o torneio da segunda metade do futebol argentino, onde foi coroado na última jornada, disputada no último fim de semana, depois de vencer o Huracán por 2-0 e terminar o torneio com 51 pontos, mais três do que o Talleres. O "Fortín" vinha de um duro revés após perder a final da Copa Argentina contra o Central Córdoba durante a semana, mas conseguiu se recuperar e comemorar com seus torcedores no Estádio José Amalfitani.