Tal como a Liga dos Campeões, a Youth League também sofreu uma modificação do formato. Com uma fase regular disputada a seis jornadas (ao contrário das oito das Champions), os 22 primeiros classificados avançaram para um play-off, onde se juntam os 10 vencedores do caminho dos campeões (detentores do título nacional de juniores, cuja equipa sénior não se apurou para a Liga dos Campeões).
Com o SC Braga eliminado, Benfica e Sporting são as únicas equipas portuguesas ainda em prova. E os rivais de Lisboa vão conhecer os adversários do play-off esta sexta-feira.
Segundo classificado da fase regular, o Sporting sabe que vai defrontar uma das equipas que ficaram entre o 17.º e o 22.º posto. Assim, os leões podem receber Celtic, Borussia Dortmund, Liverpool, Lille, Dínamo Zagreb ou Mónaco.
Já o Benfica ficou na nona posição e, como tal, vai defrontar um dos 10 clubes que chega do caminho dos campeões. As águias não têm a vantagem caseira e podem visitar uma das seguintes hipóteses: Dínamo Kiev, AZ Alkmaar, Hoffenheim, Midtjylland, Betis, Lokomotiva Zagreb, Olympiacos, Rapid Viena, Trabzonspor ou Puskás Akadémia.