FC Porto 0-4 Betis

Se Benfica e Sporting já se apuraram para a fase a eliminar, vindos da fase principal, a vida do FC Porto na Youth League está bem mais complicada. Os dragões, presentes no caminho dos campeões (venceram o campeonato de juniores, mas a equipa principal não está na Champions) foram goleados pelo Betis na primeira mão da terceira eliminatória.
Se a segunda ronda tinha trazido um frágil NK Bravo para o caminho dos azuis e brancos, esta eliminatória já metia respeito com o Betis, campeão espanhol, pela frente e com a desvantagem de não contar com Martim Chelmik, Bernardo Lima, Mateus Mide, Yoan Pereira e Duarte Cunha, todos ao serviço da seleção sub-17 de Portugal, que vai disputar o Mundial.
A isto acrescentou um jogo em que o Betis foi extremamente eficaz. Rodrigo Marina (15’) abriu o ativo, pouco tempo depois, Antonio Osa (21’) aproveitou alguma passividade para dilatar o marcador, ele que viria a bisar (34’), deixando a eliminatória praticamente fora de mão.
O segundo tempo trouxe um Betis em modo de gestão, mas o FC Porto continuou sem conseguir incomodar Manu González. De resto, os azuis e brancos acabaram mesmo por sofrer o quarto, quando Rafael Oya (86’) definiu na frente do guardião da casa.
Vida muito complicada para o FC Porto que tem de dar a volta a uma desvantagem de quatro golos no dia 10 de dezembro, em Sevilha, data da segunda mão.

Sporting 2-1 Club Brugge

Horas antes de as equipas principais se defrontarem na quinta jornada da fase principal da Liga dos Campeões, Sporting e Club Brugge defrontaram-se na quinta ronda da fase principal da Youth League. E com apenas mais duas jornadas para disputar, os jovens leões podiam desde logo assegurar o apuramento.
Contudo, a tarefa que se apresentava pela frente não era nada fácil. Com quatro vitórias em quatro jogos, o Club Brugge era a melhor defesa da prova, sem qualquer golo sofrido perante Barcelona, Bayer, Atalanta e Mónaco.
Talvez o excesso de respeito por estas credenciais tenha explicado uma primeira parte mais morna, com o Sporting inofensivo, a temer em demasia o adversário. No segundo tempo tudo mudou com Manuel Kissanga (50’) a aproveitar o cruzamento de Zaid Bafdili para inaugurar o marcador.

Com o Club Brugge a carregar, e Miguel Gouveia a fazer uma grande defesa a Jessi da Silva, os jovens leões acabaram por dilatar a vantagem, com Sandro Ferreira (79’) a marcar numa jogada de insistência. Um golo essencial, já que Musuayi (90+2') ainda reduziu nos instantes finais e lançou uma ponta final nervosa em Alcochete.
Contas feitas, o Sporting subiu ao sétimo lugar com 11 pontos e já sabe que está na fase a eliminar, para onde seguem 22 equipas. Os leões juntam-se a Chelsea e Athletic Bilbao como as equipas com cinco jornadas disputadas e sem qualquer derrota. O Club Brugge é quinto, com 12 pontos.

