Youth League: Sporting elimina Puskas Akademia (1-2), Benfica dá a volta ao Slavia Praga (3-2) e estão nos oitavos

Atualizado
Sporting triunfou na Hungria
Sporting triunfou na HungriaSporting CP

Com mais um jogador de campo e com os penáltis a parecerem uma realidade, o Sporting conseguiu eliminar o Puskas Akademia com um golo já para lá dos 90'. Num jogo marcado por muita chuva, os encarnados estiveram a perder por duas ocasiões, mas acabaram por sair com o apuramento para os oitavos de final da Youth League.

Puskas Akademia 1-2 Sporting

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

12.º classificado da fase regular da Youth League, o Sporting sabia que ia defrontar uma equipa vinda do caminho dos campeões no play-off da Youth League. Calhou o Puskas Akademia, vencedor do campeonato de juniores da Hungria e que tinha eliminado Genk, Aston Villa, Brann e FCSB para chegar até aqui.

A partida não se adivinhava fácil e o primeiro tempo confirmou isso. Os dois conjuntos foram trocando oportunidades e o domínio da partida, mas ninguém com verdadeiras oportunidades de golos. Esses ficaram reservados para o segundo tempo.

Aos 53 minutos, um livre lateral batido por Flávio Gonçalves enganou Mirkó Bozó e acabou no fundo das redes. Os leões assumiam o comando da partida.

No entanto, o Attila Budai (66’) aproveitou um belo passe de Zsolt Krupa para deixar tudo empatado. Com a ameaça dos penáltis cada vez mais presente, as duas equipas acabaram por evitar os erros ao máximo, mas aconteceram e de forma decisiva.

Aos 90+1’, Maté Csiszár foi expulso após travar Flávio Gonçalves. Com mais um homem e com Tverdohlebov lançado para a baliza numa estratégia a pensar nos penáltis, o Sporting carregou e acabou recompensado com Daniel Lopes (90+4’) a concluir uma jogada de insistência após defesa incompleta de Bozó.

O Sporting junta-se ao Benfica nos oitavos de final da Youth League.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Benfica 3-2 Slavia Praga

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Depois de uma fase regular com grande brilhantismo – cinco vitórias e uma derrota –, o Benfica disputou com o Slavia Praga um lugar nos oitavos de final da Youth League. Um jogo que colocou os encarnados à prova.

Com vários nomes habituados a treinar com Mourinho (espectador atento) na equipa principal – Diogo Ferreira, José Neto, Gonçalo Oliveira, Daniel Banjaqui, Tiago Freitas ou Anísio Cabral – os encarnados entraram mal numa partida em que a chuva torrencial foi nota dominante. Ultrapassados na grande maioria dos duelos, viram-se a perder aos 13 minutos, quando Suleiman disparou um belo que remate de fora da área, que bateu no poste antes de se encaminhar para o fundo das redes.

O empate surgiu ainda no primeiro tempo, por intermédio de Tiago Freitas (26’) que finalizou após passe de Gonçalo Moreira, numa jogada que começa com recuperação de Anísio Cabral.

A igualdade que se verificava ao intervalo foi desfeita no início do segundo tempo, e pela grande figura dos checos. Suleiman (54’) bisou após um belo slalom na área contrária e voltou a colocar os visitantes na frente.

Contudo, este era o jogo de Gonçalo Moreira. Depois de ter assistido Tiago Freitas, o criativo marcou aos 61’, numa jogada de insistência em que se viu na cara do guarda-redes adversário.

Acabou por também ser ele a bater o canto que resultou no cabeceamento de Umeh (76’) que garantiu o triunfo encarnado.

O Benfica segue assim para os oitavos de final e vai ficar a conhecer o caminho até à final four na sexta-feira, em Nyon, pelas 12:00.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore