Kerr ficou afastada dos relvados após a lesão sofrida durante um estágio em Marrocos, no início de 2024. A jogadora, de 31 anos, chegou ao Chelsea em 2019 e soma 99 golos em 128 jogos pelo clube londrino, conquistando cinco títulos da Liga, três FA Cups e duas League Cups.
“A Sam está num bom momento. Tem treinado bem, está fisicamente em boa forma e mentalmente preparada. Acho que é uma das jogadoras que todos querem ver em campo. Para mim, é ótimo contar com a sua experiência e liderança”, disse Bompastor, na antevisão da estreia de sexta-feira na Women’s Super League, frente ao Manchester City.
“Mas, ao mesmo tempo, temos de ser pacientes com ela, porque esteve muito tempo afastada. Ainda não está no seu melhor nível, mas acredito que isso vai acontecer em breve. Já é um grande passo tê-la novamente no plantel.”
Sam Kerr tinha uma média de quase 30 golos por época nas três temporadas anteriores ao serviço do Chelsea, antes de sofrer a lesão que a afastou durante a campanha 2023/24.
Duas vezes vencedora da Bota de Ouro e vice-campeã da Bola de Ouro de 2023, atrás da espanhola Aitana Bonmatí, Kerr é considerada uma das jogadoras mais influentes do futebol feminino mundial.
Mas, mais do que os seus golos, a treinadora Sonia Bompastor destacou a importância da presença da avançada no plantel, considerando-a uma das líderes da equipa, que já conquistou seis títulos consecutivos da Women’s Super League (WSL).
“A Sam é uma futebolista muito inteligente. Gosto muito de vê-la, a fazer boas desmarcações no momento certo. Com este tipo de jogadoras, não é preciso ensiná-las a jogar futebol, elas já sabem fazê-lo. O meu papel é, sobretudo, dar-lhes confiança para serem a melhor versão de si próprias em campo. Por vezes, posso dar alguns pormenores adicionais, como quando fazer a desmarcação ou como melhorar certos movimentos”, explicou Bompastor.
“Tentei ajudar nesse sentido, mas a Sam é uma jogadora excecional e não precisa de muito. Ela está no plantel e, por isso, vai estar envolvida no jogo. Ainda assim, não sabemos se será titular ou se começará no banco."