No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as 'águias', campeãs em título, tentarão renovar a conquista frente ao Nun'Álvares, reeditando a final da Taça da Liga, em fevereiro, quando a formação 'encarnada' venceu as minhotas nas grandes penalidades (4-3, após empate 2-2 no final do prolongamento).
O Benfica, que só perdeu duas edições da 'prova rainha' - uma delas para o Nun'Álvares, em 2021/22 -, procurará obter a nona Taça de Portugal do seu palmarés, em duelo marcado para domingo, antes da final masculina, a partir das 17:00.
Conscientes das suas limitações em comparação com as 'encarnadas', as jogadoras do Feijó procuravam cerrar os caminhos da sua baliza e explorar eventuais brechas nas transições.
Numa dessas situações, o quinto classificado da fase regular do campeonato surpreendeu e chegou ao golo inaugural, num lance infeliz de Sara Ferreira, que marcou na própria baliza, ao sétimo minuto.
Na reação ao golo sofrido, o Benfica conseguiu converter o seu grande volume ofensivo em golos, por Janice Silva, aos 12, e Raquel Santos, no minuto seguinte, chegando ao intervalo em vantagem.
O segundo tempo trouxe novo sobressalto às benfiquistas, com Beatriz Sanheiro a repor o empate pouco tempo após o retorno dos balneários, mas o Benfica retomou a vantagem, aos 33, numa grande jogada de Janice Silva, que tocou de calcanhar para Raquel Santos 'bisar'.
A três minutos do fim, Lívia Andrade fechou definitivamente as contas com o 4-2 final.