A Seleção Nacional sub-19 de futsal continua a preparar a fase final do Europeu da categoria, que vai decorrer na Moldávia, de 28 de setembro a 5 de outubro, e este terça-feira contou com a presença de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"Desde fevereiro que o discurso da FPF é ambicioso, não só em relação à Seleção Nacional A, mas também às outras seleções. É evidente que temos a noção clara de que estamos a falar de uma equipa de Sub-19, num processo evolutivo e de formação. Para nós, é muitíssimo importante formar homens e também formar atletas. Como temos dito, vamos com ambição, e onde entra Portugal é para ganhar. Vamos com essa ambição. Por parte do executivo federativo, criámos todas as condições para estes meninos, temos uma equipa técnica altamente capaz e competente, e vamos com tudo, com uma vontade muito grande de fazer coisas boas. Temos responsabilidades, pois ganhámos este título, e temos ambição, sabendo que, no futebol, às vezes, há vicissitudes que não nos deixam chegar ao sucesso, mas preparámos tudo para que isso possa acontecer com naturalidade", afirmou Pedro Proença ao Canal 11, destacando a dinâmica do talento nacional.
"Há aqui um triângulo fundamental: os clubes na base desta pirâmide; o movimento associativo, que acaba por potenciar o trabalho feito pelos clubes; e depois a FPF, que diria ter aqui um papel um bocadinho mais facilitado, pois vai recolhendo todo este trabalho feito, mês após mês e ano após ano, dos clubes, numa capacidade de gerar talento, que é o nosso ADN. Portugal tem esta capacidade de gerar talento, em todas as modalidades. Ainda há pouco tempo conquistámos, pela primeira vez, o título de futebol feminino na modalidade de futebol de praia. É este o processo: sabemos que, planeando, tendo um processo capaz, estamos cada vez mais perto do sucesso. É isso que estamos a fazer, sempre com a grande vontade de querer ganhar", referiu.
A final do Euro 2025 está agendada para 5 de outubro, dia da Implantação da República Portuguesa, um marco inspirador, reconheceu o líder federativo: "É um dia histórico; se pudermos acumular esses dois feitos, trazer nessa altura o título europeu, ficaremos satisfeitos. Falando com os jogadores, tenho a certeza de que, do lado deles, existe uma coisa fundamental: dedicação e compromisso. Quando assim é, estamos cada vez mais perto de vir satisfeitos. Pedi-lhes que ligassem ao presidente para embarcar só no último dia da competição, sinal de que estaremos na final, e depois, na final, queremos ganhar".
Pedro Proença sentiu os jogadores "comprometidos, focados, com vontade" e conscientes de que este é um "momento único".
"Foi essa a mensagem que lhes passei: poder estar numa competição destas é um momento único na vida deles. Daqui a uns anos, quando olharem para trás, terão tido a sorte e o privilégio de poder estar num Campeonato da Europa de Sub-19 e é isto que os fará crescer mais, porque o objetivo é que grande parte deles sejam os nossos jogadores da Seleção A", afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
A comitiva nacional viaja para Chisinau na quarta-feira e estreia-se no Grupo A do torneio quatro dias depois, diante da Itália, seguindo-se os confrontos com as seleções da Ucrânia (29 de setembro) e da anfitriã Moldova (1 de outubro).
O Grupo B é composto pela Eslovénia, Espanha, campeã em 2019 e 2022, Turquia e República Checa, sendo que só os dois primeiros posicionados de cada ‘poule’ seguem para as meias-finais.
As meias-finais da fase final do Europeu estão marcadas para 03 de outubro e a final acontecerá dois dias depois.
Recorde a lista dos 14 convocados:
Guarda-redes - Eurico Cunha (AMSAC) e Diogo Carrera (SL Benfica)
Fixo - Leonildo Injai (Leões Porto Salvo), Martim Castela (Caxinas Poça Barca) e Tomás Nogueira (Sporting CP)
Fixo/Ala - Diogo Sousa (Caxinas Poça Barca)
Universal - Afonso Mourinha (SL Benfica)
Ala - Miguel Malhão (Sporting CP), Renato Almeida (Elétrico), António Pereira (SL Benfica), Simão Cordeiro (Piast Gliwice, Polónia) e Tiago Rodrigues (Sporting CP)
Pivô - Eduardo Tchuda (SL Benfica) e Rodrigo Monteiro (FC Ferreira Zêzere)