Mundial de Futsal: França elimina a Tailândia (5-2) e está nos quartos de final
Reveja aqui as principais incidências da partida
Depois da polémica em torno da sua alegada displicência contra o Irão (derrota por 4-1) no último jogo da fase de grupos, a equipa francesa de futsal entrou em campo para defrontar a Tailândia nos oitavos de final do Campeonato do Mundo que se realiza no Uzbequistão.
A França assumiu a posse de bola, criando rapidamente uma grande oportunidade. Mas no momento em que Abdessamad Mohamed tinha feito uma bela defesa em mergulho, Ronnachai Jungwonngsuk substituiu o seu guarda-redes em cima da linha (2'). A Tailândia reagiu de imediato: Itticha Praphaphan interceptou um lançamento em falso, mas falhou o remate com o pé direito (3').
Não houve espera nesta partida. Mohammed foi encontrado por Sid Belhaj e fez uma bela jogada, mas não acertou no alvo (4'). Mamadou Touré viu seu chute ser desviado por Arut Senbat (5').
A Tailândia voltou a pressionar e, na sequência de um lançamento, Apiwat Chaemcharoen, descontrolado, chamou Francis Lokoka, que estava atento (5'). O guarda-redes também estava pronto para negar o golo a Muhammad Osamanmusa , que tinha tocado em Steve Bendali antes de rematar (5').
Os Bleus criaram então a primeira diferença. Depois de Senbat ter afastado o remate de Arthur Tchaptchet, Bendali aproveitou uma segunda bola para inaugurar o marcador (8').
Ouassini Guirio quase fez o 2-0, mas o seu remate passou ao lado do poste direito depois de receber um passe de mão de Lokoka (10').
Os Bleus tiveram então um susto quando Osamanmusa foi travado por Lokoka, que estava fora da temporada. Depois de um controlo do VAR, os franceses puderam respirar de alívio: a defesa do guarda-redes foi mesmo no peito (10'). Na sequência de um canto, Suphawut Thueanklang rematou com força para uma defesa brilhante (11'), enquanto Sarawut Phalaphruek (11') viu o seu remate ser desviado para fora.
Os Bleus tiveram então mais duas oportunidades: o passe de Nicolas Menéndez não surpreendeu Senbat (13'), e Ayoub Saadaoui viu o seu remate de cabeça passar por cima da trave (16').
Após o intervalo, os franceses conseguiram finalmente aumentar a vantagem. Com um belo remate de direita, Touré colocou a bola no ângulo da baliza, fora do alcance de Senbat (23').
Com as costas contra a parede, os tailandeses acordaram. Chaemcharoen recuperou bem e forçou uma grande penalidade, que Thueanklang converteu sem hesitar (25'). Seguiu-se um longo período de domínio tailandês e, se não fosse um desvio salvador de Touré, Chaemcharoen teria empatado (26'). Os Bleus estavam de costas para a parede, para melhor surpreenderem o seu adversário. Mohammed estava atento após uma percussão de Nelson Lutin e deslizou um remate perfeito de pé esquerdo por baixo da barra (29').
Com o Paraguai, adversário nos quartos de final, a assistir ao jogo, a Tailândia voltou a marcar um golo após um livre direto de Narongsak Wingwon (33'). Quando o apito final se aproximava, a Tailândia jogou sem goleiro, talvez um pouco cedo demais. Mouhoudine (37'40) e depois Saadaoui (39') aumentaram a vitória francesa. O final da partida foi caótico, com a expulsão do técnico tailandês Miguel Rodrigo.
O jogo dos quartos de final contra o Paraguai tem lugar na próxima segunda-feira.