Erick Mendonça, de não poder andar a líder do Sporting e assinar pelo Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Erick Mendonça, de não poder andar a líder do Sporting e assinar pelo Barcelona

Erick feliz durante os exames médicos
Erick feliz durante os exames médicos@FCBfutbolsala
O futsalista português de origem mexicana (Guadalajara) é o protagonista de uma das grandes histórias de superação no escalão principal espanhol.

Erick Mendonça, que comemora 28 anos em 21 de julho, chegou a um dos clubes mais importantes do futsal mundial. E fá-lo depois de uma vida com momentos muito complicados, sobretudo quando era criança. Esses graves problemas de saúde estão esquecidos por um jogador que vai tentar manter o nível que ofereceu durante a passagem pelo Sporting, um dos emblemas mais poderosos da Península e, claro, do velho continente.

Tudo começou aos sete anos de idade, quando lhe foi diagnosticada Legg-Calvé-Perthes, uma doença que lhe dificultava a mobilidade de tal forma que chegou a estar acamado. Por causa disso, demorou muito tempo até poder voltar a caminhar, ao mesmo tempo que recuperava do fémur. As dores impediam-no de levar uma vida normal, pelo que não podia, como qualquer outra criança da sua idade, correr ou praticar desporto.

O universal, que jogou na Quinta dos Lombos e no Fundão, parte para a primeira experiência fora de portas. O papel que desempenhou no Sporting e desempenha na seleção nacional é fundamental e é isso que quer continuar a fazer agora em Espanha.

Considerado um dos grandes talentos do futsal, vai tentar proporcionar grandes momentos à afición culé durante os três anos que contemplam o contrato que assinou depois de chegar a custo zero.

O Barcelona quer repetir o triunfo alcançado tanto no torneio regular como na Taça do Rei, para além de recuperar o trono esquecido na Europa (2011, 2014, 2020 e 2022). Há alguns meses subiu ao mesmo o Palma Futsal, que terá dificuldades em revalidar um êxito ao qual aspiram muitos candidatos. Um deles é, claro, o próprio Sporting... embora sem Erick.