Mais

Futsal: Segio Lozano vai deixar o Barça e terminar a carreira no final da época

Sergio Lozano retira-se
Sergio Lozano retira-seFC Barcelona
Em conferência de imprensa realizada esta tarde, o capitão blaugrana oficializou que vai pendurar as botas no final da época 2024/25.

Após 14 temporadas no futsal do Barça, 334 golos e 27 títulos, o madrileno Sergio Lozano (36 anos) põe fim a uma carreira brilhante, marcada por graves lesões. Mesmo assim, cumprirá a sua promessa e reformar-se-á como sempre disse que o faria: em campo.

Ao longo de todos estes anos, El Búfalo construiu um palmarés invejável, com quatro títulos da Liga dos Campeões, seis da LaLiga (com a possibilidade de ganhar um sétimo), seis Taças de Espanha, sete Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha e o Campeonato da Europa de 2012 com a Espanha.

O próximo passo é claro para ele e vai mantê-lo intimamente ligado à modalidade, uma vez que se tornará o treinador adjunto da equipa de reserva dos Culé. Desta forma, a sua vida continuará a estar ligada ao Barcelona, onde passou a maior parte da sua carreira.

Durante uma bonita cerimónia realizada no Auditori 1899 para anunciar a sua decisão, e na presença de Joan Laporta, antigos companheiros de equipa, familiares e membros da secção, Lozano agradeceu todos os momentos vividos em Barcelona.

As palavras de Sergio Lozano

"Estou aqui para vos dizer algo que tem sido muito difícil para mim. O meu coração e a minha cabeça diziam outra coisa, mas a direção tinha outros planos para mim. Anuncio a minha reforma, não vou jogar com outra camisola que não seja a do Barça; a camisola blaugrana ia ser a minha última camisola e eu queria cumpri-la", disse.

"Tive sorte, desfrutei de muitas coisas... mas também sofri o pior que um desportista pode sofrer, que são as lesões graves. Tentei ser o mais positivo possível para voltar a vestir a camisola blaugrana no Palau. Foi, é e será um orgulho defender a camisola do Barça, espero que todos os Culés estejam orgulhosos do que fiz em campo. Gostaria de agradecer ao Barça, especialmente a Laporta e ao Barcelona, porque o senti como a minha casa e vocês fizeram dele a minha casa", continuou.

"Gostaria de agradecer a todo o clube porque me permitiram realizar o meu sonho durante 14 épocas. Obrigado Culés por todo o apoio, nos bons e nos maus momentos. Cada palavra de encorajamento e incentivo foi essencial. Obrigado aos meus colegas de equipa, aos Dracs, foi uma verdadeira honra. Também à minha família, ao Dr. Carles Miñarro, que esteve ao meu lado durante as lesões mais difíceis, foi uma das pessoas que tornou possível a minha presença aqui. Muito obrigado a todos, foi uma honra fazer parte desta camisola. Visca el Barça", concluiu.

Laporta emocionado

Por outro lado, Joan Laporta, o presidente dos blaugrana, teve um discurso muito bonito para esta lenda que se está a reformar: "Gosto de tudo no Sergio. É verdade que tem 14 anos a defender o Barça, um registo espetacular, melhor marcador da história da secção. As balizas vão ficar com teias de aranha até que apareça um novo Sergio Lozano. Foste um grande capitão do Barça como um todo. Deixaste uma marca humana imensa no balneário, na secção, nas bancadas... Hoje é um momento triste, mas reviver estes momentos é muito agradável. Ter jogadores como Sergio Lozano é o que nos torna mais do que um clube, ter um sentimento de estima pela entidade. Sente-se querido porque o mereceu, o clube agradece-lhe o seu empenho, o que nos mostrou, a sua superação. Tiveste momentos de dificuldade, mas sempre te levantaste", afirmou.