Mais

Futsal: Reviravolta tardia (3-4) com o Santa Luzia aproxima Nun’Álvares do título feminino

Nun'Álvares venceu por 3-4 no reduto do Santa Luzia
Nun'Álvares venceu por 3-4 no reduto do Santa LuziaNun'Álvares Futsal
O Nun’Álvares está a uma vitória de se sagrar campeão nacional feminino de futsal, ao vencer este sábado, por 3-4, no reduto do Santa Luzia, com uma reviravolta operada numa segunda parte frenética, no segundo jogo da final.

Recorde as incidências da partida

Após o nulo ao intervalo, a equipa de Viana do Castelo chegou ao 3–0 nos primeiros cinco minutos da etapa complementar, mas o conjunto de Fafe transformou-se após reduzir para 3–1, aos 28 minutos, por Cátia Morgado, a figura da reviravolta, e selou o triunfo aos 35'.

Depois da vitória caseira no jogo inaugural (2–0), em 31 de maio, e de virar o resultado no encontro de hoje, a equipa treinada por Paulo Tavares pode-se sagrar campeã na terça-feira, caso derrote a formação vianense no seu pavilhão, no terceiro jogo da final, marcado para as 18:00.

A equipa de Fafe foi a primeira a ameaçar o golo, num remate de Ana Pires a rasar a trave, aos dois minutos, e noutro de Lídia Moreira, para defesa de Lelê, aos oito, mas as anfitriãs cresceram após a rotação de jogadoras em ambas as formações, criando mais perigo através das suplentes.

A guarda-redes do Nun’Álvares, Evelin, foi a protagonista do jogo entre os minutos 10 e 15, ao travar dois remates de ‘meia distância’ de Mara Soares, um tiro cruzado de Helara, uma tentativa de longe da guardiã adversária e outra de Catarina Silva, após lance individual.

Incapaz de reter a bola e de a circular, o conjunto fafense reagiu em contra-ataques finalizados por Pisko e Ana Azevedo, sem eficácia, antes de o Santa Luzia aparecer com energia revigorada após o intervalo e construir uma vantagem de três golos em cinco minutos demolidores.

Angélia Silva inaugurou o marcador 10 segundos após o reatamento, com um disparo cruzado e rasteiro, antes de Danielle Oliveira aproveitar os espaços concedidos pelo adversário e bisar em dois contra-ataques, aos 21, num remate rasteiro, e aos 24, de cabeça, numa recarga.

Com aparente carência de velocidade e criatividade para mudar o rumo do jogo, o Nun’Álvares reduziu aos 28 minutos, num remate cruzado de Cátia Morgado, e melhorou subitamente, em sentido inverso à equipa da casa, que perdeu rigor defensivo.

As fafenses assumiram as rédeas da partida e voltaram a marcar por Ana Azevedo, em contra-ataque, aos 30 minutos, e por Cátia Morgado, num remate de primeira, aos 32, antes de Lysa Oliveira 'selar' a vitória, aos 35, num desvio à boca da baliza, a passe de Cátia Morgado.