Futsal: Eléctrico faz história e vence Sporting pela primeira vez (2-4)

Um grande golo de Renato Almeida marcou a partida
Um grande golo de Renato Almeida marcou a partidaEléctrico FC

O penúltimo classificado Eléctrico surpreendeu o vice-campeão Sporting ao vencer por 2-4, na nona jornada do campeonato nacional de futsal, e conquistou a primeira vitória da sua história diante do emblema de Alvalade ao fim de 20 jogos. Com este segundo desaire, os leões mantêm-se no terceiro e a turma de Jorge Monteiro iguala a Quinta dos Lombos, no 10.º posto.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os anfitriões até entraram bem no encontro e criaram várias oportunidades nos primeiros minutos, mas na primeira aproximação perigosa, o Eléctrico beneficiou de uma grande penalidade. No entanto, Bernardo Paçó travou o castigo máximo de Thiaguinho e, do outro lado, Bruno Pinto acertou no poste entre as muitas falhas de eficácia dos leões.  

Depois do primeiro aviso, os forasteiros acabariam mesmo por inaugurar o marcador, quando Renato Almeida levantou sobre a defesa leonina e Henrique Vicente desviou para a baliza com a bola a passar entre as pernas do guarda-redes do Sporting, aos 10 minutos. Ainda havia muito tempo no relógio para alterar o rumo das coisas, mas Rocha, Pauleta e Allan Guilherme, à barra, foram novas vítimas do desacerto ofensivo e da grande exibição de Diogo Basílio. Também Alex Merlim, em cima do intervalo, teve encontro marcado com os postes.

O arranque da segunda parte, no entanto, parecia prometer outra história. Um minuto após o reatamento, Zicky Té restabeleceu o empate, mas só numa segunda recarga depois do remate inicial de Bruno Pinto e outro de João Matos. Porém, os leões não aguentaram mais de dois minutos com a igualdade no marcador: Lucas Mestre tocou de calcanhar para uma desmarcação demasiado fácil para Henrique Vicente que teve tempo para decidir para onde finalizar, colocando novamente a bola por entre as pernas de Paçó.

Depois do novo golpe, o Sporting viu-se obrigado a arriscar e a aumentar a pressão, sem conseguir converter as sucessivas chegadas à área contrária. A nove minutos do fim, surgiu a obra de arte de Renato Almeida: o jovem avançado formado nos verde e brancos arrancou do seu próprio meio-campo, deixou três adversários pelo caminho e, de ângulo apertado, fuzilou Bernardo Paçó para fazer o 1-3. Pouco depois, Lucas Mestre ameaçou a hecatombe com um remate à trave. 

Já depois de mais duas bolas no ferro, de Allan Guilherme e Bruno Pinto, Nuno Dias apostou no guarda-redes avançado a cinco minutos do fim para evitar a primeira derrota de sempre diante do Eléctrico. Os leões ainda reduziram por Felipe Valério num lance de difícil análise em que não fica claro se a bola ultrapassa ou não a linha de baliza, mas a equipa de Portalegre voltou a assumir a vantagem de dois golos com Telmo Sousa a aproveitar a baliza deserta para fazer o 2-4  final.

Outros resultados

Rio Ave 4-1 Torreense