Mais

Futsal: Sporting (3-1) e Leões de Porto Salvo (7-4) viram quartos e encontram-se nas meias-finais

Atualizado
Sporting venceu os dois jogos no Pavilhão João Rocha
Sporting venceu os dois jogos no Pavilhão João RochaSporting CP
O Sporting deu a volta aos quartos de final e confirmou o bilhete para as meias-finais do campeonato nacional de futsal, ao vencer o Ferreira do Zêzere por 3-1, esta segunda-feira, no Pavilhão João Rocha, fechando a série com um 2-1 favorável aos campeões nacionais. O Leões de Porto Salvo também carimbou o acesso às meias-finais com uma goleada de 7-4 sobre o Quinta dos Lombos, com destaque para o hat-trick de Pedro Santos. Os dois apurados defrontam-se na próxima fase.

Sporting 3-1 Ferreira do Zêzere

Surpreendido no Jogo 1, o Sporting foi obrigado a vencer os dois encontros seguintes em casa para seguir em frente, mas voltou a enfrentar dificuldades no caminho para o apuramento.

Sem Nuno Dias no banco, castigado pela Federação Portuguesa de Futebol, os leões entraram bem na partida, mas acabaram por sofrer o primeiro golo na segunda oportunidade clara do Ferreira do Zêzere.

Djaelson (8’) inaugurou o marcador ao aparecer ao segundo poste, finalizando uma arrancada de Francisco Oliveira pela esquerda. O ala deixou Diogo Santos para trás antes de assistir o fixo brasileiro.

Apesar da desvantagem, o Sporting retomou o controlo do jogo e, depois de desperdiçar duas boas oportunidades, chegou ao empate. Zicky, ausente no primeiro jogo, fez o 1-1 com classe, ao finalizar de calcanhar e surpreender Pedro Martinho, que voltou a ser titular devido aos problemas físicos de Nilton.

Os leões ainda ameaçaram a reviravolta antes do intervalo, mas foi o Ferreira do Zêzere quem esteve perto de marcar, já no último minuto da primeira parte. Bernardo Paçó negou o golo a Alan Gitahy após um contra-ataque conduzido pela equipa de Ricardo Lobão.

Apesar de ter estado em vantagem na eliminatória e de ter vencido o Jogo 1, o Ferreira do Zêzere quebrou na segunda parte da partida decisiva. Taynan acabou por ser o fator determinante para o Sporting.

Aos 27 minutos, aproveitou uma defesa incompleta de Pedro Martinho para consumar a reviravolta e, dois minutos depois, fez o 3-1 com um remate de primeira, de fora da área, após reposição de Merlim.

Nos minutos finais, com o Ferreira a jogar em 5x4, Bernardo Paçó teve de realizar várias boas intervenções, mas o Sporting segurou a vantagem e carimbou a passagem às meias-finais do campeonato, com o hat-trick de Taynan ainda a ser anulado por uma falta na grande área leonina.

Leões Porto Salvo 7-4 Quinta dos Lombos

Depois de dois jogos muito apertados com uma vitória pela margem mínima para cada lado, este terceiro e decisivo duelo tinha todos os ingredientes para dar espetáculo e não foi preciso esperar muito tempo pelos primeiros lances de perigo, a favor dos anfiitriões. No entanto, ao fim de nove minutos, o primeiro golpe chegou pelos visitantes, com Gabi a aproveitar a confusão para inaugurar o marcador.

O 0-2 foi invalidado pouco depois, como um toque de despertador para os leões que chegaram ao empate por Rodrigo Hiroshi numa jogada paciente e, num espaço de dois minutos, Pedro Santos bisou para fazer a reviravolta e dilatar a diferença para 3-2. Aos 18 minutos, William Carioca reduziu distâncias com um desvio ao segundo poste após remate do seu guarda-redes e, logo a seguir, na tentativa de repetir a receita Hiroshi intercetou o passe e de primeira rematou de uma área à outra para assinalar o 4-2 ao intervalo.

Na segunda parte, Carioca bisou num excelente trabalho de costas para a baliza com um remate à meia volta (4-3), mas houve novamente resposta imediata, desta vez de Rúben Teixeira, em combinação com Hiroshi (5-3). Aos 30 minutos, os Leões de Porto Salvo sentenciaram a partida com dois golos de rajada, primeiro por Pedro Santos, que completou o hat-trick a passe de Turé (6-3), e em seguida por Ré que só teve de encostar após boa jogada de Ruan Silvestre (7-3). 

Tomás Silva ainda reduziu no minuto seguinte (7-4), mas os anfitriões fecharam os caminhos da baliza e seguraram a vantagem.