Recorde as incidências da partida

O Sporting apresentou-se nesta derradeira jornada do campeonato, na ressaca da final four da Liga dos Campeões, sem poder contar com Zicky Té e Taynan, ambos castigados. Do lado do Benfica, também Carlos Monteiro cumpriu castigo mas, por outro lado, Ivan Chishkala recuperou de lesão e regressou aos eleitos, algo que não sucedia desde 28 de março.
Depois do empate (1-1) na primeira volta, na Luz, o Sporting jogava desta vez em casa mas, logo no primeiro minuto, foi surpreendido pelo golo de Jacaré, na recarga a uma primeira tentativa de Gugiel, defendida por Henrique. Os leões reagiram e, aos 3', Pauleta viu Gugiel negar-lhe o 1-1.
Aos 11' Jacaré rematou para defesa apertada de Henrique, antes de Tomás Paçó, aos 12', rematar ao lado, e de Rocha surgir, após perda de bola de Higor, e fuzilar a baliza do Benfica para apontar o empate.
Aos 16 minutos Wesley Reinaldo rematou cruzado mas para defesa de Gugiel, com o Benfica a responder, aos 18', com remate de Ivan Chishkala ao poste. No mesmo minuto, após falta de Afonso Jesus, os encarnados ficaram condicionados pelas cinco faltas, e aos 19' foi André Coelho a obrigar Henrique a uma defesa inacreditável, já depois de ter parado a tentativa de Higor. Ainda dentro do mesmo minuto, mais uma bola nos ferros das águias, desta vez da autoria de Diego Nunes.
A quatro segundos do intervalo, Pauleta também esteve perto do golo, para o Sporting, valendo o desvio crucial de Léo Gugiel para canto.
A segunda parte começou com uma voltagem ainda maior que a primeira. Aos 23' Sokolov falhou em cima da linha, depois de Gugiel ter defendido um primeiro remate de Alex Merlim. Segundos depois, Sokolov rematou à barra. O leão ameaçava e, ainda dentro dos 23 minutos, numa desatenção na marcação do Benfica, após um canto de Alex Merlim, Wesley surgiu com espaço para operar a reviravolta no marcador.
A vantagem leonina no marcador, porém, durou poucos segundos. Na reposição, Léo Gugiel disparou uma bomba e Higor, na insistência, desviou para o 2-2, aos 24'. Aos 27', de livre, Rocha proporcionou enorme defesa de Léo Gugiel.
Aos 30 minutos foi a vez do Benfica colocar-se novamente na frente do marcador, com Léo Gugiel a subir na quadra e a servir Chiskhala que, de meia distância, fez o 2-3. Dois minutos depois, o Sporting empatou, com Henrique a fazer o 5 para 4, servindo Rocha, que ganhou dois duelos a ofereceu o 3-3 a Diogo Santos.
A verdade é que, segundos depois, o Benfica voltou a colocar-se na frente, após um grande lance de Higor, que rematou para desvio infeliz de João Matos, capitão do Sporting, para a própria baliza, aos 33'.
Nuno Dias trocou Henrique por Bernardo Paçó na baliza, aos 33', e aos 36' Rocha voltou a marcar à antiga equipa, após parar de peito e rematar à meia volta, assinando o 4-4. A dois minutos do final, Arthur entrou para guarda-redes avançado do Benfica, os encarnados pressionaram em busca do triunfo mas o Sporting conseguiu suster o ímpeto final.
Com este empate, o Sporting termina a fase regular do campeonato em primeiro e vai defrontar o Ferreira do Zêzere, enquanto o Benfica vai medir forças com o Eléctrico no play-off.
Outros resultados da 22.ª jornada:
Ferreira do Zêzere 5-2 Quinta dos Lombos