Mais

Futsal: Sporting empata no último minuto do dérbi e partilha liderança com o Benfica (1-1)

Atualizado
Benfica esteve a vencer no Pavilhão da Luz
Benfica esteve a vencer no Pavilhão da LuzBenfica
O Sporting segurou a liderança do campeonato nacional de futsal, ao resgatar um empate (1-1) no Pavilhão da Luz, no dérbi frente ao Benfica, no último minuto da partida. Chishkala (34') abriu o marcador já na reta final do encontro, mas a equipa de Nuno Dias assumiu o risco e chegou à igualdade por Taynan (40'), a 29 segundos do final. As duas equipas continuam empatadas no topo, com 29 pontos.

Benfica 1-1 Sporting

Em dia de dérbi para a Taça da Liga de futebol, as atenções no futsal estavam viradas para um jogo semelhante, neste caso para o campeonato, no Pavilhão da Luz, na ronda que encerrou a primeira volta do campeonato.

O objetivo era acabar essa primeira volta na liderança e pode dizer-se que o Sporting desperdiçou uma boa possibilidade de assumir as despesas do marcador, isto porque o Benfica deu um tiro no pé na fase inicial.

Arthur, no espaço de cinco segundos, viu dois amarelos e foi expulso. Mais do que perder o internacional brasileiro para o que restava da partida, o Benfica foi forçado a jogar dois minutos com menos um jogador e a resistir ao assédio da equipa de Nuno Dias.

O Sporting desperdiçou o brinde do jogador brasileiro e teve duas perdidas nesse período - Merlim e Taynan permitiram as defesas de Leó -, dando confiança ao Benfica, que terminou o primeiro tempo por cima.

Zicky ainda acertou no poste
Zicky ainda acertou no posteFPF

Numa primeira parte nem sempre bem jogada, os encarnados tiveram a melhor ocasião quando Diogo Santos fez a sexta falta. Da zona dos 11 metros, Chishkala rematou ao lado e o intervalo chegou sem golos.

Quando as equipas recolheram aos balneários, esperava-se que as palavras dos treinadores ajudassem a subir o nível da partida, mas ninguém tirou as amarras. Apesar de não ser um jogo decisivo para as contas finais do campeonato, as duas equipas adotaram uma postura cautelosa nos primeiros 10 minutos.

Depois de uma fase pouco interessante, o barulho dos ferros fez despertar os dois conjuntos. Chishkala (27') foi o primeiro a acertar no poste, num excelente remate em rotação, mas Zicky (31') respondeu da mesma forma para pedir o apoio dos adeptos leoninos. Na fase mais agitada da partida, Chishkala (34') conseguiu finalmente desbloquear o marcador e finalizou com classe após excelente trabalho de Afonso Jesus.

A desvantagem no marcador obrigou o Sporting a apostar num raro 5 para 4, com Merlim na posição de guarda-redes avançado. Os leões jogaram no meio-campo ofensivo, tiveram ocasiões claras para chegar ao empate, mas a melhor surgiu a 29 segundos do final. Afonso chegou atrasado, Wesley caiu na grande área e o Sporting teve penálti para empatar e Taynan (40') não tremeu, apesar do frio de janeiro, e celebrou à Cole Palmer para segurar a liderança.

Outros resultados:

Eléctrico 1-1 Torreense

Fundão 1-1 SC Braga

Leões de Porto Salvo 5-1 Sanjoanense

Quinta dos Lombos 2-4 Ferreira do Zêzere

Caxinas 4-3 Lusitânia dos Açores