Depois de cinco temporadas em Portugal, entre 2020 e 2025, e de meia época na Rússia, Ivan Chishkala regressa assim a um país que conhece bem para iniciar um novo capítulo da carreira, agora de leão ao peito, tal como o Flashscore noticiou.
Já de verde e branco, o ala russo de 30 anos apresentou-se com uma promessa simples, mas inequívoca: quer competir, ajudar e... ganhar.
"Em primeiro lugar, quero dizer ‘muito gosto’ a todos os sportinguistas. Estou pronto para ganhar tudo e venho para ajudar esta equipa", começou por dizer, no primeiro contacto com os meios de comunicação do clube, deixando claro o alinhamento imediato com a cultura vencedora do Sporting.
A decisão de aceitar o convite verde e branco prendeu-se, segundo o próprio, com a exigência que sabia esperá-lo no Pavilhão João Rocha, mas também com a liderança técnica que encontrará. E, por isso, foram muitos e rasgados os elogios a Nuno Dias.
"Esta é uma nova etapa e um novo nível para mim. Quero trabalhar com o melhor treinador do mundo e com os melhores profissionais. Esta oportunidade é muito interessante e por isso vim: porque quero ganhar tudo", reforçou, com os olhos pousados nos troféus.
O novo camisola 19 do Sporting, que alia a conhecida potência física a uma destacada inteligência táctica, chega a Alvalade para reforçar um colectivo com iguais ambições. Mas, quando questionado sobre o que pode acrescentar à equipa, o ala respondeu com... pragmatismo e humildade.
"Vou fazer tudo o que for preciso para ajudar a equipa. Vou dar tudo para ganhar, para vencer. O treinador vai dizer-me o que é preciso fazer e eu vou fazer", garantiu.
Entre os muitos objectivos que traça para este novo capítulo da sua carreira, há um que assume especial significado: a conquista da Liga dos Campeões. E num ano em que reconquistar a prova europeia volta a ser uma prioridade clara para o clube, o alinhamento é inquestionável.
"Quero ganhar com o Sporting e a UEFA Futsal Champions League é muito importante para mim. Quero ganhar tudo com esta equipa e nesta instituição", sublinhou.
Disponível para começar já a dar o seu contributo, Ivan Chishkala mostrou-se muito entusiasmado com a aventura que agora inicia. "Estou pronto. Só quero jogar! E desculpem, porque há muito tempo que não praticava o meu português", disse entre sorrisos e, curiosamente, num português a roçar a perfeição.
"Estava identificado há já muito tempo"
Já Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting, confirmou que Ivan Chishkala era um ativo há muito desejado, mas destacou sobretudo o entusiasmo do jogador pelo convite.
"Estava identificado há já muito tempo pelo plano da nossa equipa técnica. Queríamos trazê-lo assim que possível. Mas, mais do que isso, foi decisiva a grande vontade do jogador em vir para o Sporting. Quis muito trabalhar connosco, com o nosso plantel e a nossa equipa técnica, e ajudar o Sportinga continuar a vencer, a dar mais um passo em frente, reconquistar o campeonato e também a Liga dos Campeões - os nossos dois grandes objectivos da temporada", afirmou.

O dirigente traçou ainda o perfil de Ivan Chishkala, um jogador que acredita ser uma mais-valia para qualquer plantel.
"Estamos a fazer o esforço de trazer um dos melhores jogadores do mundo, um jogador que está no pleno da sua capacidade. Conhece muito bem o nosso campeonato e, também, a UEFA Futsal Champions League. É um jogador com características que nos agradam muito: fisicamente forte, muito inteligente, polivalente, que faz várias posições em campo. E essa polivalência vai ser de certeza muito útil para acrescentar qualidade e para conseguirmos, como disse, os nossos dois grandes objectivos nesta época: voltar a conquistar a Liga e trazermos a terceira Champions League em Alvalade", concluiu.
