Mais

Futsal: Raquel Santos confiante na qualidade de Portugal para rumar ao Mundial

Raquel Santos integra lista de Luís Conceição
Raquel Santos integra lista de Luís ConceiçãoFPF
A ala Raquel Santos salientou esta sexta-feira que a seleção portuguesa feminina de futsal tem qualidade para marcar presença no primeiro Campeonato do Mundo, entre 21 de novembro e 07 de dezembro de 2025, nas Filipinas.

“Estou a sentir o grupo muito bem e unido. Temos algumas jogadoras mais experientes, mas somos um grupo maioritariamente jovem, coeso e forte. Estou a gostar bastante de estar aqui e estamos preparadas para o que aí vem”, disse a futsalista do heptacampeão nacional Benfica, em declarações citadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O conjunto comandado por Luís Conceição prosseguiu hoje a preparação para a fase de qualificação rumo ao Mundial, ao realizar trabalho de ginásio de manhã na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde, pelas 17:00, cumprirá mais um treino na FPF Arena Portugal.

Entre 19 e 22 de março, sempre em Montesilvano, a equipa das quinas vai defrontar a Suécia, a Hungria e a anfitriã Itália, necessitando de terminar numa das duas primeiras posições do Grupo A da Ronda de Elite europeia para marcar presença na fase final da principal competição mundial de seleções, que conta com inédita organização da FIFA.

“(As três oponentes) São seleções com as quais já jogámos e nos batemos várias vezes. São equipas físicas e ofensivas, que teremos de ter em conta, mas acho que temos qualidade suficiente para nos batermos bem”, reconheceu Raquel Santos, de 26 anos.

Antes de rumar a Montesilvano em 16 de março, Portugal vai disputar dois encontros de preparação frente à tricampeã da Europa Espanha, nos dias 13 e 15, ambos em Madrid.

“Queremos sempre jogar contra as melhores e penso que Espanha tem qualidade para isso, assim como nós. É uma boa equipa para treinarmos antes do apuramento, de forma que, depois, consigamos inserir isso nos jogos com Itália, Suécia e Hungria”, direcionou.

De volta à competição, após lesão, Raquel Santos visa a sua segunda presença em grandes provas internacionais, na sequência do Euro-2023, no qual Portugal foi terceiro.

“(O regresso) É gratificante e fruto do meu trabalho neste último ano para recuperar da lesão. Só tenho de ficar orgulhosa, ainda para mais com um grupo tão bom como este”, assinalou a ala, umas das 15 jogadoras ao dispor de Luís Conceição desde terça-feira.

Portugal vai trabalhar na Cidade do Futebol até 11 de março, com uma guarda-redes a sair do grupo antes da viagem para Madrid, onde o estágio entra numa segunda etapa.

A seleção nacional visa uma das quatro vagas europeias de qualificação para o primeiro Campeonato do Mundo feminino de futsal, que juntará 16 países de seis confederações.