Mais

Futsal: Sporting goleia Benfica (1-5) e defronta Quinta dos Lombos (2-3) na final da Taça da Liga

Atualizado
Sporting superiorizou-se no dérbi
Sporting superiorizou-se no dérbiFPF

O Quinta dos Lombos foi a primeira equipa a conseguir o apuramento para a final da Taça da Liga de futsal, ao bater o Caxinas por 2-3 na meia-final da prova, que está a ser disputada em Vila do Conde. Mais tarde, o Sporting também conseguiu a passagem ao jogo decisivo ao bater o Benfica num dérbi que terminou 1-5 favorável aos leões.

Benfica 1-5 Sporting

O sempre emocionante dérbi entre Benfica e Sporting não desiludiu, mas teve um claro dominador neste duelo que demorou apenas 26 segundos a agitar as redes de uma das balizas.

Zicky (1'), em grande momento desde que regressou de lesão, mostrou ao que vinha com um golo logo ao primeiro minuto, após passe longo de Merlin. Léo ficou a meio do caminho e o internacional português finalizou com classe para abrir o marcador.

Como um bom dérbi, o encontro começou animado e Jacaré foi rápido a ameaçar o empate, mas foi o Sporting a alargar a vantagem. Pauleta (4') aproveitou uma perda de bola de Carlos Monteiro, novamente com Zicky a ser decisivo na recuperação, e só teve de desviar a bola de Léo para fazer o 2-0, num lance que ainda foi analisado pelo VAR.

Com o Benfica em maiores dificuldades perante um Sporting motivado e que arriscava com bola, Cassiano Klein pediu pausa técnica e esse período terá sido suficiente para Lúcio Rocha (8') inventar o lance do 2-1, numa jogada individual trabalhada pela esquerda e que só parou com um remate espetacular ao ângulo da baliza de Paçó.

Golaço de Lúcio não teve grande impacto
Golaço de Lúcio não teve grande impactoFPF

Só que o Sporting chegou a este dérbi decidido a controlar o jogo do início ao fim e para isso aproveitou também as falhas mais evidentes do conjunto benfiquista. Merlim (8') rematou ao primeiro poste e Leó foi mal batido, permitindo o 3-1 com que as equipas chegaram ao intervalo.

Depois de 10 minutos de domínio quase completo do Sporting, a partida ficou mais aberta e surgiram oportunidades para cada uma das equipas. Arthur foi perdulário e os encarnados foram para os balneários com dois golos de desvantagem e obrigados a fazer bem mais para fazer cair o líder do campeonato.

Só que a equipa de Nuno Dias mostrou toda a sua experiência, ainda que com vários jovens em ação, e soube controlar os primeiros 10 minutos da segunda parte, que tiveram pouca história. Com o Benfica a acumular faltas, o Sporting geriu o resultado tranquilamente e chegou ao 4-1 num remate de primeira de Taynan (32'), junto à área leonina, aproveitando a subida do guardião benfiquista.

Quanto Cassiano apostou no 5 para 4 para ainda tentar chegar pelo menos ao empate, Zicky (35') aproveitou mais uma perda de bola e só teve de encostar a bola para o fundo da baliza para confirmar o bilhete para a final da Taça da Liga.

Caxinas 2-3 Quinta dos Lombos

É a segunda vez na história que o Quinta dos Lombos conseguiu o apuramento para a final da Taça da Liga de futsal. O Caxinas já tinha alcançado um feito histórico ao conseguir o apuramento para a meia-final da prova, mas acabou por falhar o acesso ao jogo decisivo a menos de dois minutos para o final.

David Costa (8') abriu o ativo após jogada de Willian Carioca, que viria a ser uma das grandes figuras do encontro, uma vez que teve papel importante no resultado final.

O bom arranque da equipa do Quinta dos Lombos foi confirmado pelo 2-0, que viria mesmo a sair dos pés do brasileiro, que aproveitou uma bola longa de Gonçalo Sobral para bater Rui Pedro, aos 11 minutos da partida.

O Caxinas reagiu depois de uma pausa técnica e teve uma boa entrada na segunda parte, ao reduzir por Rodrigo Simão (26'). Com um jogador a menos por expulsão de Sévio, a equipa nortenha viria mesmo a chegar ao 2-2 por Cuello (31'), que finalizou com classe um contra-ataque rápido da equipa de Nuno Silva, mas com pouco mais de um minuto para jogar a equipa do Quinta dos Lombos viria a chegar ao triunfo.

Vitão (39') foi decisivo ao finalizar o passe atrasado de Costelinha e Bruno Felipe negou o empate a Vítor Hugo no último lance da partida, confirmando assim o apuramento da equipa de Carcavelos para a final.