Recorde as incidências da partida
O Quinta dos Lombos só por uma vez venceu o Sporting no historial dos 26 confrontos entre as duas equipas, mas teria de repetir a proeza ou pelo menos levar o jogo para os penáltis para conquistar a Taça da Liga, depois de deixar o SC Braga e o Caxinas pelo caminho para chegar à final da competição.
O feito era difícil, mas a equipa de Jorge Monteiro até começou por dar luta ao Sporting, que teve boas ocasiões para inaugurar o marcador por Pauleta e Diogo Santos, ambos travados pelo guarda-redes Bruno Felipe.
Taynan (13'), uma das figuras da meia-final com o Benfica, inaugurou o marcador após grande penalidade e a partir daí o Sporting tomou definitivamente as rédeas do encontro para acabar por golear a formação de Carcavelos com um triunfo expressivo, marcando mais dois golos antes do intervalo - Tomás Paçó (18') e Diogo Santos (19').
A segunda parte foi um espetáculo de futebol ofensivo por parte do Sporting, com o Quinta dos Lombos a sentir muitas dificuldades para lidar com o ímpeto leonino. Diogo Santos (24'), Pauleta (26' e 36'), Zicky (27'), Wesley (34'), Rúben Freire (35') ditaram o resultado final.