Mais

Taça de Portugal de futsal: Sporting (7-0), Leões Porto Salvo (2-5) e Ferreira do Zêzere (2-11) nas meias

Atualizado
Zicky Té marcou o primeiro golo do encontro
Zicky Té marcou o primeiro golo do encontroFPF
O Leões de Porto Salvo continua à procura da primeira final da história e deu um passo importante ao vencer o Quinta dos Lombos por 2-5 nos quartos de final da Taça de Portugal, aguardando por Benfica ou SC Braga na próxima fase. Antes, o Ferreira de Zêzere impôs o seu favoritismo de primodivisionário frente ao Sassoeiro, do segundo escalão, beneficiando de uma expulsão na primeira parte para quebrar o que restava da resistência e acabar a golear por 2-11. Nas meias-finais, encontram o Sporting, que venceu o Ladoeiro sem dificuldades por 7-0. A final eight está a ser disputada em Matosinhos até domingo.

Sporting 7-0 Ladoeiro

O líder da Liga Placard enfrentou o primeiro colocado da Série 1 da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. O favoritismo do Sporting foi evidente e ficou comprovado de forma clara durante os 40 minutos.

A equipa orientada por Nuno Dias começou forte, com Zicky Té (2’) e Pauleta (4’) a marcarem rapidamente. Mesmo com o domínio do jogo, o Sporting encontrou dificuldades para superar o guardião Maurício Dionísio, que fez várias defesas importantes, prolongando a resistência da equipa beirã.

Os golos voltaram a surgir apenas na segunda metade da partida. Rúben Freire fez o terceiro logo no início do segundo tempo (23’), e, apesar das boas intervenções de Maurício Dionísio, os leões mostraram-se implacáveis na parte final, aumentando a contagem com golos de Alex Merlim (28’), Zicky Té (29’), Pauleta (35’) e Bruno Rafael (39’).

Após esta vitória nos quartos de final, o Sporting prepara-se para as meias-finais, que ocorrerão na próxima sexta-feira, contra o Ferreira do Zêzere.

Quinta dos Lombos 2-5 Leões de Porto Salvo

Afigurava-se um duelo muito equilibrado entre o quarto e quinto classificados da Liga Placard. O Leões vinha com algo a provar depois de ter perdido uma vantagem de 1-4 frente ao Benfica para o campeonato, acabando por perder por 5-4 nos últimos instantes. 

O equilíbrio foi a nota maior dos primeiros minutos, havendo uma espécie de mini-intervalo quando Pedro Santos foi atingido por um remate forte na cabeça. As redes mexeram pela primeira vez ao fim de 14 minutos, numa rápida transição iniciada por André Sousa, Ruan Silvestre fez o passe atrasado e Ré, em zona frontal, atirou para inaugurar o marcador. O 0-1 manteve-se até ao descanso.

Na segunda parte, a enxurrada de golos começou ao fim de dois minutos, vinda de um suspeito improvável. O guarda-redes Guilherme Cintra avançou até ao meio-campo ofensivo e rematou forte e cruzado para igualar a partida. O empate, no entanto, durou dois minutos, o tempo que Mamadú Ture precisou para conseguir um duelo direto, deixar o defesa para trás e fazer um rematar forte e colocado.

Três minutos depois, Ruan Silvestre foi servido na profundidade, aguentou de costas para a baliza e soltou no momento certo para a entrada de rompante de Anderson Fortes, que fintou o guarda-redes e aumentou a vantagem. Obrigado a correr mais riscos, o Quinta dos Lombos foi duplamente penalizado quando Costelinha perdeu a posse de bola e derrubou o adversário em zona proibida, ainda fora da área, vendo o cartão vermelho direto.

Guilherme Cintra ainda evitou a jogada estudada no livre direto, mas com mais um homem em campo, os leões dilataram para 1-4, através de Anderson Fortes, numa jogada bem estudada, já depois de ter falhado duas boas ocasiões. O Quinta dos Lombos arriscou com o guarda-redes avançado, mas uma perda de bola a meio-campo permitiu a Ruan Silvestre marcar de baliza aberta.

Já perto do fim, Gonçalo Sobral estabeleceu o resultado final com o melhor golo da partida, a dois minutos do fim, com uma bomba do meio da rua. O Leões de Porto Salvo vai encontrar nas meias-finais quem sair por cima do duelo de cartaz entre Benfica e SC Braga, às 20:00.

Sassoerios 2-11 Ferreira do Zêzere

Num espaço de quatro minutos, os alentejanos já venciam por 3-0 com golos de Jô Mahrez (2'), Alan Gitahy (3') e Chico Oliveira (4’) e, aos sete, Natan Minatti dilatou ainda mais a diferença para quatro golos. As coisas ficaram ainda mais difíceis para o Sassu quando, aos 10 minutos, Rafa Lopes viu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

A turma de Carcavelos não desistiu e ainda reduziu, por Gonçalo Rodrigues (15') e Rodrigo Lemos (17’), mas pelo meio Natan Minatti bisou e, perto do descanso, Rui Fortes juntou-se à lista de marcadores e deixou o resultado em 2-6 ao intervalo.

Num segundo tempo quase de sentido único, Kaká, Djaelson e Vítor Barreto também inscreveram o seu nome na história do jogo, pouco antes do hat-trick de Natan Minatti e o bis de Rui Fortes, que fechou as contas. 

Nas meias-finais, o Ferreira do Zêzere vai medir forças com o vencedor do embate entre Sporting e Ladoeiro, agendado para esta quarta-feira, às 17:00.