Mais

Europeu de Futsal: Andorra surpreende, mas não evita entrada triunfante de Portugal (2-7)

Portugal entrou com triunfo no apuramento
Portugal entrou com triunfo no apuramentoFPF
Portugal arrancou esta sexta-feira a fase de qualificação para o Europeu de futsal com um triunfo sobre a congénere de Andorra, por 2-7, num jogo em que a equipa de Jorge Braz até começou a perder, mas que acabou por controlar na segunda parte para entrar no grupo 7 com uma vitória.

Recorde aqui as incidências da partida

Um misto de ineficácia, algumas dificuldades defensivas e mérito de Andorra fizeram com que a vitória portuguesa no arranque na qualificação para o Euro não fosse tão fácil como o esperado.

Apesar de Pany Varela ter dado o primeiro sinal logo ao minuto inicial, foi Andorra a adiantar-se na partida. O guarda-redes Xavier López negou as iniciativas ofensivas da equipa de Jorge Braz e Domenjo (5') selou um bom contra-ataque ao abrir o marcador, na sequência de uma recarga ofensiva.

Os convocados de Portugal
Os convocados de PortugalFPF

O golo não mudou a toada do jogo. Andorra continuou a defender a sua baliza junto à área e a tentar transições para aproveitar potenciais erros portugueses, mas o empate não tardou - Lúcio Rocha, aos 7', aproveitou uma defesa incompleta para fazer o 1-1.

Num jogo marcado pelas 208 internacionalizações de João Matos, que igualou assim o máximo de Arnaldo Pereira e fica a um jogo do recorde da seleção, Portugal continuou a carregar e aproveitou nova falha de Xavier López para chegar à reviravolta, desta vez com Hugo Neves (15') a encostar após insistência de Tiago Brito.

A realizar o primeiro apuramento para o Europeu da sua história, a seleção de Andorra acabou por chegar ao intervalo com uma desvantagem mínima que permitia sonhar, embora a partida tivesse sido praticamente de sentido único. Se o foi na primeira parte, no segundo tempo esse domínio português acentuou-se ainda mais.

A equipa de Jorge Braz apostou em chegar cedo ao conforto no marcador e chegou ao 1-3 através de Silvestre (24'). Com Aitor Rubio na baliza no lugar de Xavi Lopez, Andorra ainda voltou a dar um ar da sua graça acabando por reagir com o 2-3, da autoria de Adriá Blat, mas Lúcio Rocha, que acabou por ser o homem do jogo, acabou por arrefecer os ânimos da equipa da casa, que celebrou bastante o segundo golo.

O jogador do Benfica marcou aos 29' e aos 31' para dar uma vantagem justa a Portugal, que geriu o que restou da partida. Hugo Neves (37') bisou e Kutchy (38') sentenciou o marcador - Diogo Basílio, guarda-redes do Eléctrico, ainda aproveitou para fazer a estreia pela seleção nacional.

Na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, Portugal vai receber a seleção dos Países Baixos, que também entrou com uma vitória por 4-0 sobre a Macedónia do Norte, na Póvoa de Varzim.

João Matos pode bater recorde de internacionalizações na próxima partida
João Matos pode bater recorde de internacionalizações na próxima partidaFPF